Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28796
Título: Os desafios do ensino remoto de geografia no período da pandemia do COVID-19
Autor(es): Martins, Bruno Dantas
Palavras-chave: Ensino remoto
Ensino de geografia
Acesso à internet
Escola
Data do documento: 17-Dez-2022
Resumo: O período de pandemia estabeleceu novas regras e práticas no dia a dia das pessoas. A pandemia do Covid-19 tem sido um momento desafiador que suscitou algumas reflexões dos pesquisadores do seu grupo de pesquisa, principalmente no que diz respeito à prática docente no ensino emergencial a distância. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios do ensino de Geografia por meio do ensino remoto, assim também entender por meio do levantamento bibliográfico, de que forma sucedeu as aulas e questões sobre aprendizado em salas virtuais na visão do professor. Assim também entender como foi o acesso à internet num país de dimensões continentais como o Brasil. A metodologia que auxiliou na pesquisa dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os artigos selecionados possuíam critério para a escolha como, ano de publicação, temática, diretrizes e leis educacionais vigentes e idioma português. Nesse sentido, tendo em vista o ambiente pandêmico, o trabalho corroborou sobre a necessidade de discutir sobre o novo formato de ensino e em questão a disciplina de geografia, ciência que tem o meio ambiente e as relações natureza-sociedade como ponto principal da ciência. Desta forma os principais autores utilizados para este estudo foram Barbosa (2020), Gomes et al. (2020), Leal (2020), Santos (2020), Silva (2020), Da Silva e Da silva, (2021) e Souto & Morais (2021), e que formaram as bases para discutir sobre o alcance da tecnologia, o papel da escola e as consequências do ensino remoto em uma época em à educação não estava preparada para os novos modos, assim como a desigualdade quanto ao acesso a meios e internet. Como resultado tem-se que o ensino a distância não apenas agravou a vulnerabilidade das escolas em tempos de crise, mas também a vulnerabilidade dos países na promoção da educação de qualidade e a vulnerabilidade das instituições públicas encarregadas de promover a igualdade de acesso à educação. sem levar em conta as particularidades de cada escola em cada parte do nosso país. Porque medidas tomadas em escala nacional apenas evidenciam as desigualdades socioespaciais que vivemos no Brasil.
Descrição: MARTINS, Bruno Dantas. Os desafios do ensino remoto de Geografia no período da pandemia do Covid 19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28796
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Dantas Martins.pdfPDF - Bruno Dantas Martins275.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.jpgTermo de depósito2.11 MBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.