Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/288
Título: “Damas de paus”: o corpo travesti entre a histeria e a perversão
Autor(es): Vasconcelos, Thaíssa Machado
Palavras-chave: Psicanálise
Sexualidade
Travestismo
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Frente a um corrente discurso psicanalítico do corpo travesti aproximado da perversão, este trabalho amplia a reflexão sobre esse corpo para além dodiscurso perverso, trazendo ao debate a questão da histeria. É discutida entãoa posição do corpo travesti frente à histeria e a perversão, investigando o quediz a Psicanálise sobre a busca incessante do travesti ao corpo feminino. Otema ganha relevância acadêmica, já que os investimentos no campo daPsicanálise, de uma forma específica sobre o sujeito travesti ainda sãoescassos. Com o objetivo de investigar o corpo travesti à luz da Psicanálise, foutilizado o filme “Tudo sobre minha mãe”, do espanhol Pedro Almodóvar, parapensar através dos discursos da produção cinematográfica, quando estes se aproximam da questão histérica ou do discurso perverso. O primeiro capítulofaz um breve resgate histórico sobre questões gerais da sexualidade humanaO segundo capítulo se propõe a uma discussão psicanalítica da sexualidadeinfantil e sua repercussão na vida adulta. O terceiro capítulo questiona o que aPsicanálise pode contribuir para a discussão do corpo travesti. Feito esse iniciapercurso teórico, o quarto capítulo analisa recortes do filme fazendo relaçãocom a teoria apresentada provocando reflexões sobre o corpo travesti dianteda questão histérica, e/ou do discurso perverso. Do lado da perversão, otravesti aparece como aquele que se propõe a complementar o Outro, o Outrocastrado. E na histeria, as possibilidades desse sujeito se colocar enquantocena, aparecendo diante do Outro como objeto de desejo.
Descrição: VASCONCELOS, T. M. “Damas de paus”: o corpo travesti entre a histeria e a perversão. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/288
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaíssa Machado Vasconcelos.pdfThaíssa Machado Vasconcelos518.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.