Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28850
Título: Práticas integrativas e complementares utilizadas na atenção primária à saúde
Autor(es): Medeiros, André Veríssimo
Palavras-chave: Terapias complementares
Atenção primária à saúde
Tratamento
Promoção da saúde
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Objetivo: Avaliar as práticas integrativas e complementares (PICs) utilizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) como medidas de promoção em saúde e tratamento. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise da publicação de artigos dos últimos 5 anos (2017 a 2022), com busca nas bases: LILACS, IBECS, MEDLINE e SciELO. A coleta de dados foi realizada por dois pesquisadores independentes por meio de formulário próprio para o estudo. Para determinar o nível de evidência foi utilizada a classificação do Oxford Centre of Evidence-Based. Resultados: Foram selecionados 10 estudos, evidenciando o uso das seguintes PICs: Tai Chi, Lian Gong, Qi Gong, Yoga, Meditação, Fitoterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, Homeopatia, Massagem, Quiropraxia, Meditação, Terapias corporais, Reflexologia, Compressão com pedras e Envolvimento corporal. Dessas, 60% para prevenção e 40% para tratamento. Constatou-se Melhora nos sintomas álgicos, mobilidade, capacidade funcional, equilíbrio, memória, sintomas emocionais e estado geral de saúde, Redução no uso de medicamento e na demanda por serviços da Atenção Primária. No entanto, em um estudo 57,1% das mães que consumiram fitoterápicos relataram icterícia neonatal. Conclusão: Existem evidências da eficácia das PICs de forma geral, embora sejam mais utilizadas como forma de promoção em saúde na APS.
Descrição: MEDEIROS, André Veríssimo. Práticas integrativas e complementares utilizadas na atenção primária à saúde. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28850
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Veríssimo Medeiros.pdfPDF - André Veríssimo Medeiros533.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito67.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.