Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28866
Título: Oficinas ecológicas: uma escuta pedagógica com gerações futuras
Autor(es): Gomes, Andressa Tamires Araújo
Palavras-chave: Educação ecológica
Ecologia
Sustentabilidade
Prática educativa
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: Considerando-se toda conexão que temos com o meio ambiente, o qual nos provém serviços indispensáveis para nossa sobrevivência, entende-se a necessidade de buscarmos construir, juntos com as novas gerações, grandes pontes de conhecimento sobre a importância de cuidar do futuro, através do modo de vida sustentável. Partindo desse pressuposto, este estudo propôs, como objetivo geral, desenvolver Oficinas Pedagógicas Ecológicas com as crianças e adolescentes na rede pública municipal de ensino, como forma de fortalecer a construção eco pedagógica e a interrelação ser humano natureza, um projeto idealizado na premissa do programa de extensão universitária da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. Como metodologia, devido ao contexto pandêmico, foram realizadas oficinas pedagógicas, com diversas temáticas na linha da sustentabilidade, na modalidade online/virtual, além de experimentos de criação de hortas, com registros fotográficos digital, culminado na criação de uma página na internet para divulgação em redes sociais, com vídeos motivadores de ações sustentáveis. Falas como: “A parte que mais legal, foi de cuidar da planta”, fizeram parte de uma diversidade de debates, fazendo-se a relação com a educação ecológica, sustentabilidade e meio ambiente tais temáticas foram consideradas pertinentes, no processo da construção pedagógica da responsabilidade social, de modo a entender sua corporeidade como parte do meio ambiente, em sua responsabilidade ecológica. Como conclusão, considera-se que a aplicação do projeto viabilizou a qualificação da escuta ecológica, ressignificando a prática educativa da construção de consciências, valorizando e ampliando a observação do ambiente empírico, além de estimular o desenvolvimento de ações significativas de sustentabilidade, permitindo o direcionar do caminho da educação para transitar na ética do respeito ao ser humano, à natureza e aos demais seres, viventes neste planeta.
Descrição: GOMES, Andressa Tamires Araújo. Oficinas ecológicas: uma escuta pedagógica com gerações futuras. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28866
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Tamires Araújo GomesPDF - Andressa Tamires Araújo Gomes1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito232.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.