Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28878
Título: Sistema distílico e variações atípicas em espécies do gênero Psychotria L. (Rubiaceae) no Brasil - uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Jeane Karla da
Palavras-chave: Psychotria
Distilia
Variações atípicas
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: A heterostilia é uma estratégia reprodutiva associada a mecanismos fisiológicos, que agem a partir de um sistema de incompatibilidade responsável por tornar incapaz que uma planta fértil forme sementes quando fertilizada com seu próprio pólen. Desta forma, promove apenas a formação de frutos entre indivíduos diferentes e que possuam anteras posicionadas no mesmo nível que do estigma, reduzindo assim a autopolinização e favorecendo a alogamia. A forma mais comumente encontrada da heterostilia é a distilia, que é caracterizada por apresentar flores com estigmas longos e anteras curtas (morfo longistilo) e estigmas curtos e anteras longos (morfo brevistilo). Assim, o sistema de incompatibilidade e a hercogamia recíproca (HR) são fundamentais para que uma espécie seja considerada tipicamente distílica e quando essas características sofrem alterações, essas espécies passam a ser atípicas. Em vista disso, esse trabalho teve como objetivo compilar dados referentes ao sistema reprodutivos do gênero Psychotria, que é considerado um dos maiores grupos distílicos dentre as angiospermas, afim de avaliar a presença de espécies com distilia atípicas no gênero. A pesquisa é um estudo de revisão de onde se extraiu dados quantitativos de morfologia floral e do sistema reprodutivo, de diversos estudos sobre Psychotria no Brasil de modo a verificar o sistema distílico das espécies descritas nestes artigos. Desta forma, foi avaliado o sistema reprodutivo e morfológico de 11 espécies do gênero. Esse trabalho obteve como resultado, que existem variações tanto no sistema de incompatibilidade, como na hercogamia reciproca de 4 populações do gênero,sendo 3 populações da espécie P. carthagenensis, e uma da espécie P. stachyoides e viu que essas variações que tornam essas espécies atípicas, parecem estar ocorrendo de forma independente. Já as outras espécies, apresentaram um sistema típico de uma espécie distílica.
Descrição: SILVA, J. K. da. Sistema distílico e variações atípicas em espécies do gênero Psychotria L (Rubiaceae) no Brasil - uma revisão bibliográfica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28878
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jeane Karla da SilvaPDF- Jeane Karla da Silva749.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito251.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.