Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/289
Título: Logoterapia: um olhar para a assistência em enfermagem oncológica
Autor(es): Medeiros, Maria Udijaíra Fernandes de
Palavras-chave: Logoterapia
Psicoterapia
Oncologia
Assistência de enfermagem
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Este ensaio trata de um olhar da Logoterapia para a assistência da Enfermagem Oncológica. O objetivo: realizar, além de uma reflexão, diante de necessidades apontadas em trabalho anterior, responder, à problemática da assistência de Enfermagem em Oncologia. O Método: consiste em um ensaio formal no qual se retomada um artigo, escrito também pela Autora, intitulado “Sentimentos e Percepções da Equipe de Enfermagem de uma Unidade Oncológica do Município de Campina Grande – PB”. A fim de colocar Maslow e Frankl em estado de diálogo, foram extraídas, daquele trabalho, duas categorias (e suas respectivas subcategorias), “ações desenvolvidas pela enfermagem” e “barreiras encontradas pela enfermagem no processo de cuidar.” Resultados: Diante do exposto, percebeu-se que, junto ao paciente oncológico, as enfermeiras devem destacar os primeiros dois níveis de prioridades das necessidades humanas, se enfatizarem a atenção a serem dadas às demais necessidades, acentuando que os valores, tal como vistos por Frankl, principalmente os valores atitudinais, serão relevantes para o encontro do sentido para vida profissional das Enfermeiras, quando essas tomarem consciência que os vivenciam através de suas ações. Conclusão: Depreende-se que, a cada necessidade apresentada por um paciente, a enfermagem, sobretudo oncológico, há que praticar um valor, colocado a serviço da ação capaz de suprir à necessidade. Demonstrada pelo paciente.
Descrição: MEDEIROS, M. U. F. de. Logoterapia: um olhar para a assistência em enfermagem oncológica. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/289
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Udijaíra Fernandes de Medeiros.pdfMaria Udijaíra Fernandes de Medeiros386.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.