Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2890
Título: A utilização de mapas táteis na prática do ensino de geografia.
Autor(es): Oliveira, Amélia de Lourdes Bezerra de
Palavras-chave: Cartografia
Deficiência visual
Métodos de ensino
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: A Geografia é uma ciência que estuda processos, dinâmicas e fenômenos da sociedade e da natureza, para compreender as relações sociedade/espaço/tempo que se concretizam diacrônica e sincronicamente, produzindo e transmitindo o espaço geográfico nas escalas local, regional e mundial. O professor de geografia tem um papel relevante ao trabalhar com diversas representações gráficas como os mapas, contribuindo para a produção de significados e para compreensão do conteúdo sensível e concreto. Ao depara-se com alunos cegos ou com baixa visão, necessita lançar mão de recursos didáticos adaptados que façam acontecer sua compreensão do estudo em pauta, no caso dos mapas táteis, que são representações cartográficas em relevo ou justaposição das partes (encaixe), podendo ser confeccionados com linhas, barbante, cartolina e outros materiais contrastantes, como também em Thermoform. É importante o professor conhecer o sistema de desenvolvimento tátil que passa um aluno com cegueira, que são: 1. Consciência tátil; 2. Conceito e reconhecimento de forma; 3. Representação gráfica e 4. Sistema de simbologia, para melhor conduzir o ensino da cartografia.
Descrição: OLIVEIRA, Amélia de Lourdes Bezerra de. A utilização de mapas táteis na prática do ensino de geografia. 2011. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2890
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amélia de Lourdes Bezerra de Oliveira.pdf3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.