Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28904
Título: Perfil fitoquímico, atividade antifúngica e toxicidade do extrato de Anacardium occidentale Linn. sobre Candida sp
Autor(es): Rodrigues Junior, Josinaldo
Palavras-chave: Anacardium ocidentalle
Candidíase oral
Fitoterapia
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: Anacardium occidentale Linn. é uma planta comumente encontrada na região do semiárido brasileiro. Conhecida popularmente como cajueiro, o vegetal demonstra diversas atividades benéficas à saúde humana e vem sendo amplamente estudado como alternativa para o tratamento de afecções orais. O objetivo desse estudo foi avaliar in vitro o pefil fitoquímico, a atividade antifúngica do extrato da casca do caule de A. occidentale sobre Candida ssp e isolados clínicos, bem como sua toxicidade. As cascas do caule de A. occidentale foram coletadas no período matutino, no mês de setembro de 2019, na zona rural do município de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil. Preparou-se o extrato hidroetanólico utilizando o método de extração por maceração exaustiva. Após a produção do extrato, foi realizado a análise do perfil fitoquímico por meio de screening qualitativo, no qual incluiu-se testes para a identificação de saponinas, polissacarídeos, flavonoides, alcaloides, taninos e fenólicos totais, esteroides e tripertenos. Para os ensaios microbiológicos foram utilizadas cepas da American Type Culture Collection (ATCC): Candida albicans (ATCC 10231), Candida glabrata (ATCC 90030), Candida krusei (ATCC 34135), Candida tropicalis (ATCC 750), provenientes da Fundação Oswaldo Cruz/RJ, e isolados clínicos, Candida albicans (A1 e A2). Em seguida, foi investigada a atividade antifúngica do extrato por meio da determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração fungicida mínima (CFM), através da técnica de microdiluição em caldo. A citoxicidade foi realizada pelo teste de hemólise em eritrócitos humanos. A caracterização fitoquímica sugeriu a presença majoritária de taninos, fenólicos totais e alcaloides, com moderada concentração de saponinas. O extrato apresentou potencial antifúngico sobre o crescimento de espécies de Candida e isolados clínicos, demonstrando atividade fungistática, com valores de CIM entre 250 e 500 µg/mL. Os resultados dos testes de citotoxicidade sugerem que nas concentrações de hemólise analisadas, o extrato de A. occidentale apresenta baixa atividade hemolítica em comparação ao grupo controle. O cajueiro é uma planta com bom potencial antimicrobiano, e com aceitáveis concentrações de compostos fitoquímicos apresentando baixa citotoxicidade. Diante dos resultados apresentados, há necessidade da realização de mais análises como atividade antioxidante e toxicidade in vivo, visando uma possível utilização clínica do extrato como terapia antifúngica alternativa na clínica odontológica.
Descrição: RODRIGUES JÚNIOR, Josinaldo. Perfil fitoquímico, atividade antifúngica e toxicidade do extrato de Anacardium occidentale Linn. sobre Candida sp. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28904
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinaldo Guedes Rodrigues JuniorPDF - Josinaldo Guedes Rodrigues Junior1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito236.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.