Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28908
Título: Mudanças na administração pública do Brasil: do neoliberalismo à implementação do modelo gerencial
Autor(es): Barbosa, Josivaldo Dias
Palavras-chave: Administração Pública
Neoliberalismo
Administração Gerencial
Data do documento: 16-Jul-2019
Resumo: O presente estudo objetiva avaliar um período de grandes mudanças na Administração Pública brasileira iniciadas em 1990, durante o Governo Fernando Collor, até 1995, início do Governo Fernando Henrique Cardoso. Mostrou-se as consequências das mudanças na Administração Pública Federal, o que mais influenciou para que essas mudanças acontecessem e de que forma foram tomadas as medidas que alteraram a administração pública brasileira, considerando a importância da influência do neoliberalismo e da administração pública gerencial. A pesquisa foi realizada através do método exploratório bibliográfico, com dados utilizados de livros, revistas, artigos, sítios eletrônicos e documentos governamentais, que foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Demonstrou-se que o neoliberalismo não se limitou apenas às mudanças na economia e no discurso político, mas que também foi o fator predominante das grandes mudanças verificadas na administração pública brasileira. E causou efeitos negativos não apenas pela forma como as mudanças foram implementadas, visto que independentemente da forma de implementação, as mudanças baseadas no neoliberalismo visavam atender os objetivos do mercado, que não são os mesmos interesses esperados de uma administração pública, pois, geralmente são divergentes da busca pelo bem-estar social procurado pela administração pública. A Administração Pública Gerencial prometida por aqueles que a implementaram como sendo um distanciamento sem relação com o neoliberalismo, não se apresentou dessa forma nos dados verificados no presente estudo. Constatou-se que as características do neoliberalismo permaneceram presentes nas medidas iniciais de implementação da Administração Pública Gerencial.
Descrição: BARBOSA, J. D. Mudanças na administração pública do Brasil: do neoliberalismo à implementação do modelo gerencial. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública ) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28908
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivaldo Dias Barbosa.pdfPDF - Josivaldo Dias Barbosa818.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.