Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2891
Título: Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais
Autor(es): Santos, Simone Rodrigues dos
Palavras-chave: Ensino da Geografia
Séries iniciais
Aprendizagem
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, particularmente as turmas de 4º e 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro. A escola localiza-se na cidade de Gurinhém, no agreste paraibano. Inicialmente partimos do resgate histórico da redemocratização do ensino de Geografia nas séries iniciais no Brasil, com a aprovação do decreto lei da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9394/96, que se tornou obrigatória no currículo escolar o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é compreender como se desenvolveu esse processo. Para tanto, entrevistamos os professores da escola, através do trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras. Buscamos refletir, também, como a teoria tem sido trabalhada na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de geografia e propomos neste trabalho algumas sugestões com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se preocupem com seu espaço e o transforma.
Descrição: SANTOS, Simone Rodrigues dos. Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2891
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Rodrigues dos Santos.pdf7.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.