Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28911
Título: O uso das mídias digitais na propagação de políticas públicas em defesa das mulheres vítimas de violência em João Pessoa/PB
Autor(es): Silva, Danielle Vieira da
Palavras-chave: Mídias digitais
Mulher
Políticas públicas
Data do documento: 28-Mar-2015
Resumo: Em decorrência do aumento da criminalidade contra a mulher oriunda de razões de gênero, a implementação de políticas públicas que trabalhem direcionadas a erradicar essa realidade é urgente e precisa ser intensificada. Na realidade de João Pessoa, capital paraibana, observa-se que a abordagem tem sido pauta de discussões, mas é preciso expandir o diálogo para os círculos de real interesse, fazendo com que as ações sejam conhecidas e vivenciadas pelas mulheres, sem distinção de etnia, idade classe social ou religião, por exemplo. Com o intuito de garantir a eficácia de tal participação, vislumbrou-se a possibilidade de as mídias digitais contribuírem para a propagação das políticas públicas voltadas às mulheres no município em questão, já que a sociedade tem vivenciado uma era de conexões instantâneas, de forma que as gerações têm experimentado novas formas de interatividade, produção, participação e compartilhamento. Diante disso, delimitou-se como objeto de estudo as formas de comunicação das políticas públicas destinadas às mulheres que residem em João Pessoa e o uso das mídias digitais como impulsionador da propagação de ações públicas, tomando como base os estudos em Políticas Públicas atrelados aos de Comunicação, objetivando analisar como o uso das mídias digitais pode auxiliar na implementação e divulgação das atividades desempenhadas pelos agentes de políticas públicas em defesa da mulher. Como metodologia, foi realizada em uma primeira etapa uma pesquisa exploratória, seguida de uma explicativa, de natureza qualitativa. Com isso, escolheu-se como amostragem o trabalho desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), organismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa, pela representatividade que tem perante as políticas locais. A partir da análise desenvolvida, conclui-se, entre outras coisas, que o uso das mídias digitais por parte dos gestores públicos pode ser mais bem trabalhado, de forma que elementos como a participação, interação e envolvimento se tornem presentes e elevem o alcance das atividades fomentadas pelos dispositivos de políticas públicas femininas.
Descrição: SILVA, D. V. da. O uso das mídias digitais na propagação de políticas públicas em defesa das mulheres vítimas de violência em João Pessoa/PB. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (EAD - Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28911
Aparece nas coleções:EAD I - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Vieira da Silva.pdfPDF - Danielle Vieira da Silva1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.