Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Érika Medeiros do-
dc.date.accessioned2023-04-20T10:32:39Z-
dc.date.available2023-04-20T10:32:39Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28922-
dc.descriptionNASCIMENTO, Érika Medeiros do. Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão do deficiente visual é um tema que vem sendo cada vez mais discutido, uma vez que a inserção de alunos que possuam alguma necessidade especial está cada vez maior, mas quando observamos a pessoa com deficiência visual na sociedade, não à enxergamos incluída, no ensino de química não é diferente. Dessa maneira, o presente artigo traz uma análise bibliográfica de artigos encontrados em três periódicos nacionais da área de ensino de Ciências e de Química, com o objetivo de entender porque o aluno cego não é totalmente incluso no ensino de química, investigar as práticas inclusivas, mostrar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores e quais fatores interferem na inclusão de deficientes visuais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, que foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados retrataram aspectos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a necessidade de recursos para a permanência desses alunos na escola e as adaptações dos materiais utilizados em sala de aula. Os trabalhos conseguiram trazer importantes apontamentos para que a inclusão do deficiente visual ocorra de verdade, explicitando que é de fundamental importância planejar, adaptar e utilizar instrumentos para que os deficientes visuais tomem posse dos conhecimentos químicos e possam desenvolver suas atividades com autonomia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Rochane Villarim de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleInclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Érika Medeiros do Nascimento.pdfTCC - Érika Medeiros do Nascimento538.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito186.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.