Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28925
Título: Cultura popular e ciência: O uso de plantas medicinais durante o período de pandemia da covid-19
Autor(es): Silva, Leandro Fernandes da
Palavras-chave: COVID-19
Plantas medicinais
Etonobotânica
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: O uso de plantas medicinais para fins terapêuticos, para o tratamento, prevenção e cura de doenças, vem sendo utilizado pelo homem desde a antiguidade. Durante o enfrentamento à pandemia da COVID-19, alguns recorreram à experiência e aos conhecimentos tradicionais relacionados com o uso de plantas medicinais. Este artigo revisa o consumo de plantas medicinais para prevenção, alívio e tratamento dos sintomas da COVID-19. Durante a busca, foram utilizados os seguintes descritores: COVID-19, plantas medicinais, saúde, etnobotânica. Tem como objetivo fornecer uma revisão de literatura comparando vários estudos sobre o consumo de plantas medicinais e/ou produtos naturais como tratamento para prevenção e alívio de sintomas associados à COVID-19 para coletar dados sobre as plantas mais utilizadas e seus efeitos mais relatados. Ao todo, 50 trabalhos foram selecionados, 28 trabalhos científicos passaram pelos critérios de inclusão e exclusão, e as espécies vegetais mencionadas foram: Cymbopogoncitratus. (DC.) Stapf (Cidreira), Allium sativum L. (alho), Mikania glomerata Spreng (guaco), Peumus boldus (boldo), Matricaria chamomilla (camomila), Eucalyptus globulu (eucalipto), Citrus limon (L.) Osbeck (Limão), Mentha spicata (hortelã) e própolis de Apis melifera (própolis) As atividades antivirais e anti-inflamatórias foram as mais encontradas e mais comuns. Esta revisão de literatura indica a existência de estudos etnofarmacológicos demonstrando o uso de produtos naturais para a prevenção e tratamento dos sintomas da COVID-19. Além disso, as pesquisas com produtos naturais aumentaram significativamente na busca de cura, prevenção ou tratamento para a COVID-19.
Descrição: SILVA, Leandro Fernandes da. Cultura popular e ciência: O uso de plantas medicinais durante o período de pandemia da covid-19. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28925
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Leandro Fernandes da SilvaTCC - Leandro Fernandes da Silva358.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito109.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.