Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28940
Título: Avaliação da qualidade de vida, sono e sexualidade de cuidadores de idosos com demência
Autor(es): Marques, Helena Thayanne Valdevino
Palavras-chave: Qualidade de vida
Saúde mental
Doença mental
Idosos
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: A demência é uma síndrome adquirida em que há declínio dos níveis de cognição, com consequente redução funcional, e no desempenho socioprofissional do indivíduo. A evolução do quadro torna comum a necessidade de cuidadores, que exercem atividades relacionadas ao bem-estar físico e psicossocial do idoso e que, portanto, dentre outras coisas, lidam com o declínio cognitivo e funcional e com o surgimento de sintomas neuropsicológicos. A atividade de cuidar afeta diversos domínios da vida dos cuidadores, o que pode ocasionar redução da qualidade de vida, sono e sexualidade, associado ao aumento da sobrecarga do cuidado. Diante disto, objetivou-se caracterizar a qualidade de vida, sono e sexualidade de cuidadores principais formais ou informais de pacientes idosos em processo demencial e, secundariamente, mensurar os níveis de sobrecarga do cuidador e observar o perfil sociodemográfico desta população. Neste estudo transversal, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, os participantes selecionados foram avaliados a partir da aplicação de Questionário Sociodemográfico e escalas específicas por meio da plataforma virtual Google Forms. A amostra foi constituída por 7 participantes do sexo feminino, com idade variando de 45 a 62 anos. No questionário Short Form-36, as participantes obtiveram melhor pontuação no domínio “saúde mental” (24 - 84), contrastando com o domínio “limitações por aspectos físicos” (0 - 50), pior pontuado. No que diz respeito a qualidade do sono, avaliada através do Pittsburgh Sleep Quality Index, 100% das participantes apresentaram uma qualidade de sono ruim. Em relação à função sexual, avaliada com a Scale for Quality Sexual Function, as participantes obtiveram pontuação variando de 26 a 109 pontos e 57,13% apresentaram problemas moderados. Para a sobrecarga do cuidador, as participantes obtiveram pontuação, na Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit, variando de 43 a 81 e 57,14% da amostra apresentaram sobrecarga intensa. Desta forma, os resultados obtidos neste estudo indicam, corroborando os achados científicos preliminares, que cuidadores tendem a apresentar piores índices na qualidade de vida, sono e sexualidade, além de níveis de sobrecarga pelo cuidado de moderado à severo. Portanto, os achados proporcionam contribuições para a elaboração de ações direcionadas ao estabelecimento de suporte biopsicossocial para cuidadores, objetivando minimização do impacto da atividade do cuidar na qualidade de vida, sono e sexualidade destes indivíduos.
Descrição: MARQUES, Helena Thayanne Valdevino. Avaliação da qualidade de vida, sono e sexualidade de cuidadores de idosos com demência. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28940
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Helena Thayanne Valdevino Marques.pdfTCC - Helena Thayanne Valdevino Marques.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf85.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.