Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28984
Título: A utilização da história da matemática, com o teorema de Pitágoras, como ferramenta metodológica nos livros didáticos da E.E.E.F.M Clóvis Pedrosa-PB
Autor(es): Farias, José Uélesson Ramos de
Palavras-chave: História da Matemática
Teorema de Pitágoras
Livro Didático
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Tendo em vista que o Livro didático é a principal, e as vezes a única, ferramenta responsável por nortear o professor na sala de aula, onde grande maioria apresentam metodologias voltadas para o ensino tradicional surgiu a proposta de analisar alguns livros didáticos e investigar como a História da Matemática é abordada por eles, e como é utilizada no ensino do Teorema de Pitágoras, pois, a mesma, quando trabalhada de maneira correta, pode contribuir para uma aprendizagem detentora de mais frutos. Assim, a análise dos livros didáticos adotados pela E.E.E.F.M. Clóvis Pedrosa, Cabaceiras-PB, no ano de 2020, tem como objetivo investigar como os autores utilizaram a História da Matemática como ferramenta metodológica no ensino em geral e, especificamente, do Teorema de Pitágoras. Adotamos no presente trabalho as pesquisas descritiva e bibliográfica, juntamente com a abordagem qualitativa, visto que, o que analisamos de maneira mais concisa foi o processo, ou seja, o desenvolver do conteúdo e não o resultado em si próprio. Inicialmente, foi apresentado a importância da História da Matemática como ferramenta metodológica na visão de autores como Costa e Zuin (2007) e Vianna (1995), bem como, o que os documentos norteadores da educação do Brasil têm a expor acerca desse tópico. Encerrando a revisão de literatura, foi apresentado como os livros didáticos se utilizam desse recurso, além da abordagem do Teorema de Pitágoras por meio destes. Na segunda parte do nosso trabalho, é apresentado, de forma breve, o contexto histórico, e lendário, acerca do surgimento do Teorema em questão. Em seguida, mostramos o resultado da nossa investigação, dispostos em duas tabelas, a segunda refere-se exclusivamente à abordagem histórica do Teorema de Pitágoras. Com base em nossa investigação, tornou-se notório, o quanto o ensino tradicional permanece arraigado nos livros didáticos e por consequência permanece também nas salas de aulas.
Descrição: FARIAS, José Uelesson Ramos de. A utilização da história da Matemática, com o teorema de Pitágoras, como ferramenta metodológica nos livros didáticos da E.E.E.F.M Clóvis Pedrosa-PB. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28984
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Uélesson Ramos de Farias.pdfTCC - José Uélesson Ramos de Farias669.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito5.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.