Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28991
Título: A trajetória do município de Fagundes, sua emancipação e os movimentos sociais
Autor(es): Martins, Maria Manuelle Maximiniano
Palavras-chave: História local
Movimento social
Fagundes - Paraíba
Data do documento: 10-Ago-2022
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar a cidade de Fagundes, bem como as transformações sociais que a interpassam desde a primeira emancipação politica até a emancipação definitiva, onde o povo é elemento decisivo para que a cidade deixe de ser um distrito pacato e totalmente dependente, para um lugar emancipado, com força e sede de avanço, onde as lutas travadas surgem em forma de melhoria, aprendizado e evolução. Levando em consideração o processo de desenvolvimento das cidades, este trabalho se desenvolve através do pensamento de autores como Lefebvre e Lewis tomando como base a evolução e transformação das cidades, tendo em vista a percepção de direitos, e que o povo tem poder decisivo de mudança, de irem contra o sistema ou irem contra aquele padrão pré definido e se reorganizar socialmente de acordo com o bem maior. A escolha desse tema surgiu diante a necessidade e vontade, de conhecer e estudar mais sobre o lugar em questão, ainda tem como objetivo o despertar da população da cidade, para que se voltem a sua história e se conheçam como agentes históricos que detem poder e palavra através de seus atos e reivindicações, pretende-se ainda que a partir deste, os Fagundenses tenham acesso a sua história de maneira pratica e de leitura acessível. As fontes utilizadas foram artigos, livros e periódicos, com o intuito de contribuir com o diálogo, entre a história da cidade com a perspectiva de fundação e desenvolvimento histórico de um lugar. Assim, considera-se que o conhecimento atrelado a união conseguem transformar uma história para sempre.
Descrição: MARTINS, M. M. M. A trajetória do município de Fagundes, sua emancipação e os movimentos sociais. 24 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28991
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO DE DEFESA - MARIA MANUELLE.pdfARTIGO DE DEFESA - MARIA MANUELLE.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de depósito.pdfPDF- Termo de depósito.pdf321.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.