Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28993
Título: O comércio no bairro do José Pinheiro
Autor(es): Silva, Ingrid Correia
Palavras-chave: Espaço urbano
Comércio
Bairro
Campina Grande - Paraíba
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: Este trabalho busca contribuir para a compreensão da dinamicidade e importância do comércio do Bairro do José Pinheiro, em Campina Grande, Paraíba. Refletindo sobre como esta atividadeeconômica expandiu-se em algumas ruas desse bairro, que concentra, de forma muito significativa, atividades econômicas ligadas ao comércio, serviços e indústria. Caracterizando-o como um subcentro da cidade; já que, pode-se encontrar: mercados, farmácias, materiais de construção, salões de beleza, panificadoras, açougues, cartório, lojas de confecções, feira livre, etc. Então, a análise deste contexto sociocultural foi motivada por uma concepção de espaço urbano, enquanto produto histórico e social, podendo-se observar que o comércio do bairro José Pinheiro como subcentro econômico está associado, a priori, à acessibilidade diferenciada que esse bairro ganhou no início da década de 80, uma vez que a população local passou a encontrar boa parte do que tinha necessidade, ali, no bairro de José Pinheiro, e mais propriamente na Rua Campo Sales, que no decorrer dos anos teve uma grande expansão nas atividades econômicas, tanto qualitativa, quanto quantitativamente. Tornando esse lugar cada vez mais atrativo para alguns comerciantes e pequenos empresários.
Descrição: SILVA, I. C. O comércio no bairro do José Pinheiro. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba , Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28993
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INGRID CORREIA SILVA (1).pdf941.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdf336.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.