Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/290
Título: Urgência e emergência: a psicose entre a psicanálise e a psiquiatria
Autor(es): Silva, Janaína Bizerra Amaro da
Palavras-chave: Psicose
Psicanálise
Psiquiatria
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: A partir da produção literária realizada diante das experiências de psicanalistas nas instituições de saúde mental com as urgências subjetivas, o interesse de produzir um trabalho que trouxesse para o cerne das discussões acadêmicas a abordagem psiquiátrica e psicanalítica das psicoses foi desenvolvido. Uma revisão bibliográfica não sistemática constituiu-se como o método utilizado para o desenvolvimento deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A psicose, abordada enquanto doença, na classificação psiquiátrica, com as elaborações iniciais de Freud sobre a paranóia, foi vista como um modo de defesa patológico do eu, posteriormente especulada no sentido de nela haver um domínio do Isso sobre o Eu. Capturando tais idéias freudianas, Lacan vai aprofundar o pensamento de que, no sujeito psicótico, não incide a castração, introduzindo o conceito de Foraclusão da Metáfora Paterna, para fundamentar sobre a predisposição que Freud tanto questionava para a psicose, tomando-a, assim, em termos de estrutura. Com Lacan foi possível pensar também numa intervenção da psicanálise na psicose, indo de encontro às recomendações freudianas. Este artigo discorre sobre essas recomendações e sobre as possibilidades para o sujeito da psicose na clínica das emergências psiquiatrias e na clínica psicanalítica, como também sobre as intervenções que esta propõe nas situações de crise, concebidas, para a psicanálise, como urgência subjetiva.
Descrição: SILVA, J. B. A. da. Urgência e emergência: a psicose entre a psicanálise e a psiquiatria. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/290
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Bizerra Amaro da Silva.pdfJanaína Bizerra Amaro da Silva487.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.