Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29012
Título: O processo de design de estratégias didáticas para abordar o conteúdo de mudanças climáticas globais: Passos iniciais do modelo de reconstrução educacional
Autor(es): Abdala, Abraão Diniz
Palavras-chave: Estratégias Didáticas
Mudanças climaticas
Ensino de Biologia
Data do documento: 26-Ago-2022
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi analisar os aspectos iniciais que emolduram o processo de construção de Estratégias Didáticas para abordar o conteúdo de Mudanças Climáticas Globais voltadas para o ensino de biologia a partir do Modelo de Reconstrução Educacional. Para tal, foram desenvolvidas três etapas: 1. Análise das Concepções Científicas; 2. Análise das Concepções Discentes e 3. Proposição de estratégia de identificação in loco. Na primeira etapa, foram considerados artigos científicos publicados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC) ocorridas entre 2011 e 2019. Sendo que foram selecionados para análise treze artigos científicos, conforme critérios de seleção previamente estipulados. Na segunda etapa, foi feito um recorte dos artigos selecionados para etapa anterior, de tal modo que foram considerados apenas aqueles artigos que tratavam, de algum modo, das concepções discentes sobre mudanças climáticas globais. Também nessa segunda etapa, foi desenhada a proposta para identificação das concepções dos estudantes em sala de aula. Levando em consideração as concepções científicas apresentadas, elaborou-se as seguintes hipóteses educacionais: a) É necessário compreender que as mudanças climáticas globais (MCGs) são um fenômeno natural, vindo acontecer em uma escala temporal. Porém, podendo ser diretamente influenciados por diversos outros fatores, como por exemplo as ações antrópicas, em seus diversos âmbito; b) É de suma importância compreender que o debate sobre Mudanças Climáticas Globais é plural, envolvendo diversos atores e discursos. A utilização da história e da natureza da ciência pode ser uma ferramenta útil para possibilitar essa compreensão. Para concepção discente optou-se por elaborar a proposta de intervenção, em que foram consideradas as concepções científicas apresentadas na primeira etapa deste estudo, bem como as sinalizações de design que emergiram da segunda etapa. Nesse sentido, a proposta apresentada foi estruturada tomando como ponto de partida as concepções discentes com maior proximidade do conteúdo científico. É possível concluir como o MRE, de fato, guiou de maneira segura o processo de design, indicando pontos de partida (concepções discentes próximas do conteúdo científico) e pontos de tensão (concepções discentes distantes do conteúdo científico) entre as concepções discentes e as científicas sobre o conteúdo. Esses pontos direcionam o que na intervenção precisa vir antes ou depois, bem como o que precisa ser mais ou menos abordado com o auxílio das estratégias didáticas.
Descrição: ABDALA, Abraão Diniz. O processo de design de estratégias didáticas para abordar o conteúdo de mudanças climáticas globais: Passos iniciais do modelo de reconstrução educacional. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29012
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Abraão Diniz AbdalaTCC - Abraão Diniz Abdala391.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito255.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.