Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29028
Título: Avaliação da qualidade de vida e função pulmonar em pacientes adultos com Covid-longa
Autor(es): Silva, Beatriz Freire
Palavras-chave: Covid-19
Doença pulmonar
Covid longa
Qualidade de vida
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: Introdução: Em dezembro de 2019, surgiu na cidade de Wuhan, na China, a COVID-19 e em 11 de março de 2020 foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). COVID-longa é o termo utilizado para tratar sobre a persistência dos sintomas após 4 semanas do primeiro dia de sintomas da doença. As consequências da pneumonia por COVID-19 na função pulmonar e na qualidade de vida dos sobreviventes ainda são pouco conhecidas. Objetivo: Avaliar a função pulmonar e a qualidade de vida de pacientes com COVID-longa que tiveram desde sintomatologia leve até casos mais graves. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo observacional e transversal, de caráter qualitativo e quantitativo, realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na Clínica Escola de Fisioterapia, onde os pacientes realizaram o teste de espirometria e responderam ao questionário de qualidade de vida SF-36. Resultados: A pesquisa contou com um total de 35 pacientes acometidos pela COVID-19, sendo 26 (74,2%) do sexo feminino e 9 (25,7%) do sexo masculino, com idade entre 19 a 59 anos ( 39 ± 14,7). Foi observado na espirometria que os homens apresentaram valores médios maiores que as mulheres em quase todas as variáveis, assim como no teste de qualidade de vida, os homens apresentaram melhores escores em todos os aspectos. Conclusão: Os resultados do presente estudo mostraram que o teste espirométrico é de suma importância para avaliar a função pulmonar dos pacientes pós COVID-19. Além disso, foi possível observar alterações significativas na qualidade de vida, onde os pacientes apresentaram pior qualidade de vida, podendo estar associado às sequelas que os mesmos apresentavam.
Descrição: SILVA, Beatriz Freire. Avaliação da qualidade de vida e função pulmonar em pacientes adultos com COVID-longa. 2022. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29028
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Freire Silva.pdfTCC - Beatriz Freire Silva1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito159.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.