Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29036
Título: Atividade física, cognição e envelhecimento humano
Autor(es): Laurentino, Tamires Evllen de Carvalho
Palavras-chave: Idosos
Envelhecimento
Exercício físico
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: Considerando a análise acerca do déficit cognitivo no qual os idosos estão expostos durante o processo de envelhecimento humano e suas repercussões clínicas, objetivou-se através desse estudo analisar a influência da prática de exercícios físicos e suas alterações no declínio cognitivo em idosos, e descrever os efeitos do exercício físico segundo método, tempo e duração do exercício na alteração do nível de cognição do idoso. Esse estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, onde estudos foram localizados a partir da busca nas bases de dados MEDLINE via PubMed, SciELO e Lilacs a partir da combinação dos descritores DeCS/MeSH “exercise”; “cognition”; “aging”, adaptada para cada base, por meio do operador booleano “AND”. A busca nas bases de dados evidenciou 421 estudos, dos quais 217 foram excluídos por duplicidade, 126 após análise dos títulos e resumos e 68 após a leitura do texto completo. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão no decorrer das etapas, foram selecionados 10 artigos para compor a revisão integrativa. Diante do exposto, os estudos que aplicaram o exercício aeróbico, a dança aeróbica; a caminhada; o treinamento de força; a flexibilidade, e o equilíbrio, obtiveram maiores resultados em função da melhora cognitiva e se mostraram eficazes a longo prazo, gerando redução da gravidade da fragilidade cognitiva e aumento das funções executivas. O fator duração do exercício não interviu significativamente na análise, contudo o tempo de intervenção de ambos foram de 06 meses, sendo esse um fator determinante na redução dos impactos das alterações do declínio cognitivo em idosos. Concluí-se através desse estudo que os melhores resultados foram obtidos quando a técnica foi aplicada por 60 minutos e por um período superior a 03 meses, sendo observados benefícios em outras variáveis importantes para a cognição do idoso, além do aumento da prevalência da capacidade cognitiva e da realização das atividades diária e as relações sociais e familiares.
Descrição: LAURENTINO, Tamires Evllen de Carvalho. Atividade física, cognição e envelhecimento humano. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29036
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tamires Evllen de Carvalho Laurentino.pdfTCC - Tamires Evllen de Carvalho Laurentino634.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfTermo de Depósito.pdf209.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.