Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29054
Título: Percepção ambiental: Estudo de caso sobre a gestão de resíduos sólidos no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Autor(es): Farias, Fernando Luiz Barbosa
Palavras-chave: Resíduo sólido
Percepção ambiental
Instituições de ensino superior
Educação ambiental
Data do documento: 31-Ago-2022
Resumo: A percepção ambiental errônea, a exploração dos recursos naturais e a grande geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) são grandes problemas da sociedade contemporânea. No entanto, o Brasil procura mitigar a problemática ambiental através de leis e normativas, como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, que concede ao gerador a responsabilidade pela destinação adequada de seus resíduos. A responsabilidade das universidades no gerenciamento adequado dos RS que produzem passa pela sensibilização de toda a comunidade universitária, sendo fundamental identificar a percepção ambiental desse público antes de qualquer ação de intervenção de educação ambiental, pois a forma como o indivíduo explora e consome um recurso está diretamente relacionada à maneira como o percebe. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou realizar um estudo diagnóstico da percepção ambiental de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (campus I) sobre a produção e descarte dos RS dentro da instituição. Para isso, foi utilizado um questionário com perguntas gerais sobre o tema, elaborado no Google Forms e enviado aos estudantes, dos quais foram obtidas 125 respostas. A partir das análises, observou-se que 88% afirmam existir diferença entre os conceitos de resíduos sólidos e lixo; 77% percebem a presença de coletores plásticos específicos para cada tipo de RS no campus; 84% compreendem que a responsabilidade pelos resíduos gerados na universidade é de todos e 81,6% afirmaram realizar o descarte correto dos resíduos. Conseguiram, ainda, associar corretamente os tipos de RS com as cores dos coletores, entretanto, não julgam esse sistema de coleta como eficiente. Diante da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), percebeu-se que as disciplinas de gestão ambiental e educação ambiental estão, obrigatoriamente, disponíveis apenas em meados do curso, ou seja, a partir do quinto período. Apesar disto, os estudantes demonstraram conhecimento e boas ações a respeito dos RS, o que denota que a educação ambiental, provavelmente, está sendo trabalhada de maneira interdisciplinar desde o início da vida acadêmica. Acredita-se que os resultados apresentados neste estudo são promissores, visto que são norteadores para futuros estudos de diagnóstico e intervenção em IES, especialmente no CCBS/UEPB/Campus I, além de contribuir como base de dados para futuros projetos de educação ambiental, que visem melhorar a gestão de resíduos sólidos da UEPB.
Descrição: FARIAS, Fernando Luiz Barbosa. Percepção ambiental: Estudo de caso sobre a gestão de resíduos sólidos no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29054
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Luiz Barbosa Farias.pdfTCC - Fernando Luiz Barbosa Farias510.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito292.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.