Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061
Título: Ensino e aprendizagem da matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do programa residência pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande
Autor(es): Albuquerque, Monally Kelly Ribeiro de
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica
CAPES
História da Matemática
Números Naturais
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho descreve uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), Matemática do Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba. A regência se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, cidade de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Programas de formação inicial, a exemplo do PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, revelam-se de grande importância para a formação de professores de Matemática devido à prática de docência ser imprescindível para o desenvolvimento profissional. Para isso, dissertamos sobre uma abordagem teórico-metodológica de História da Matemática, em especial sobre números naturais, de modo a buscar uma maneira dinâmica e eficaz no ensino e aprendizagem dos alunos. Vídeos e slides foram utilizados na aula realizada pelo Google Meet como meio alternativo a facilitar o ensino da Matemática. Como resultado podemos afirmar que a contextualização histórica proporcionou aos alunos troca de saberes, interação entre eles, e estimulou ainda mais a criatividade e imaginação. Mostrando que eles realmente gostaram e se interessaram pelo conteúdo trabalhado, bem como se sentiram motivados a buscar ainda mais conhecimento sobre a História da Matemática. Com relação à experiência de regência, podemos afirmar que foi extremamente valiosa e enriquecedora para nossa formação profissional.
Descrição: ALBUQUERQUE, Monally Kelly Ribeiro de. Ensino e aprendizagem da Matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito153.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Monally Kelly Ribeiro de Albuquerque.pdfTCC - Monally Kelly Ribeiro de Albuquerque1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.