Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29075
Título: Perfil epidemiológico de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em hospital referência na cidade de Campina Grande-PB: uma análise retrospectiva dos últimos 10 anos
Autor(es): Andrade, Karina Araújo
Palavras-chave: Epidemiologia descritiva
Doenças cardiovasculares
Cirurgia torácica
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) estão entre uma das maiores causas de morbidade e mortalidade no mundo. Essa frequência dar-se-á por exposição a fatores de risco e fatores genéticos, com isso a abordagem terapêutica das doenças cardiovasculares pode ser clínica ou cirúrgica. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Centro Hospitalar João XXIII na cidade de Campina Grande-PB, com isso caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Centro Hospitalar. Métodos: Estudo descritivo, não experimental, analítico e exploratório através da coleta de dados de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Resultados: O estudo foi dividido em dois blocos de 2005-2010 e 2016-2022. No primeiro bloco houve maior prevalência do sexo masculino, no segundo bloco caracterizou-se uma maior prevalência do sexo feminino. As características em ambos os blocos evidenciaram idades mais avançadas. Houve maior predomínio de cirurgias de revascularização do miocárdio (RM), seguido por implante/reimplante/troca de válvulas ou associação de dois ou mais procedimentos. Essa combinação de cirurgias foi percebida e associada também à maior idade. Nos pacientes submetidos a cirurgia existiu maior prevalência de diagnóstico prévio de insuficiência coronariana (ICO), valvulopatias (insuficiência mitral/tricúspide/aórtica), outras doenças ou associação de doenças. Conclusão: Com esses resultados percebe-se a importância de continuar com estudos epidemiológicos para base de conhecimento populacional, panorama local e para construção de ações educativas para a prevenção de doenças cardíacas.
Descrição: ANDRADE, Karina Araújo. Perfil epidemiológico de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em hospital referência na cidade de Campina Grande - PB: uma análise retrospectiva dos últimos 10 anos. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29075
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karina Araújo AndradeTCC - Karina Araújo Andrade666.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito581.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.