Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29079
Título: Fitoterapia como opção de prevenção e tratamento para mucosite oral: Estudo bibliométrico e revisão de literatura
Autor(es): Velez, Paula Karolayne Nunes Santos
Palavras-chave: Fitoterapia
Mucosite oral
Radioterapia
Quimioterapia
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A mucosite oral (MO) é umas das complicações oriundas do tratamento antineoplásico mais frequente. Ela induz a dor clinicamente significativa, aumenta as chances de interromper o tratamento do câncer e diminui a qualidade de vida dos portadores da doença. Dessa forma, para esta condição, há inúmeras formas de terapias e uma delas é a fitoterápica, que vem se destacando com suas propriedades naturais e com o seu potencial terapêutico. Tendo em vista as várias finalidades e efeitos farmacológicos da fitoterapia, objetivou-se, nessa pesquisa, verificar a ação das plantas medicinais e fitoterápicos como forma de tratamento alternativo complementar para a MO, decorrente de um tratamento quimio e/ou radioterápico, a partir de um estudo bibliométrico e revisão de literatura. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, PubMed, Google Acadêmico e Science Direct, usando os descritores “oral mucositis”, “medicinal plants”, “phytotherapy”. O levantamento foi realizado no período de junho a agosto de 2022. A amostra final contemplou 24 artigos publicados entre 2012 e 2022, todos no idioma inglês. Diante de várias opções de tratamento para a MO, como a terapia fotodinâmica e a crioterapia, a fitoterapia se sobressai por se tratar de um método mais acessível, com uma diversidade em plantas capazes de prevenir, retardar e diminuir a MO, devido as suas propriedades farmacológicas, como: anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, antigenotóxica e anticancerígena. É uma terapia abrangente e capaz de ser realizada pelo próprio paciente, com as devidas orientações pelo profissional da saúde. Desse modo, o uso de produtos naturais se mostra promissor como alternativa complementar para a prevenção e tratamento da MO, tornando-se um método seguro e sem reações adversas.
Descrição: VELEZ, Paula Karolayne Nunes Santos. Fitoterapia como opção de tratamento para mucosite oral: Estudo bibliométrico e revisão de literatura. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29079
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paula Karolayne Nunes Santos VelezTCC - Paula Karolayne Nunes Santos Velez1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito390.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.