Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29090
Título: O papel das ouvidorias para a efetivação do sistema único de saúde brasileiro
Autor(es): Alves, Nuanna Lopes de Araújo
Palavras-chave: Ouvidorias Públicas
Gestão Democrática
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: A expressa participação popular torna-se evidente expressiva a partir da Constituição Cidadã brasileira. Nesse sentido, a inclusão da sociedade na avaliação e fiscalização das políticas sociais ganham força e são incorporadas sobremaneira com as Ouvidorias. O presente trabalho tem como objetivo geral promover um debate acerca do papel das Ouvidorias enquanto contributo para o fortalecimento da Política de Saúde. Quanto ao método no qual este trabalho se encontra elaborado, é plausível afirmar que trata-se de um estudo bibliográfico, considerando as publicações de artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, bem como as legislações existentes, dentre outros. Revela-se que embora as Ouvidorias surjam enquanto estratégias de controle social e a fim de corroborar para o melhor desempenho da gestão pública, no entanto, o desconhecimento por parte da população vem comprometer sua efetividade e eficácia, bem como da própria política de saúde. Decerto, os óbices na materialização das Ouvidorias ainda são imensos, o que contribui a para a importância da realização de estudos para a área.
Descrição: ALVES, Nuanna Lopes de Araújo Alves. O papel das ouvidorias para efetivação do sistema único de saúde brasileiro. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29090
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nuanna Lopes de Araújo Alves.pdfPDF - Nuanna Lopes de Araújo Alves706.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito298.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.