Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29092
Título: Os desafios do ensino remoto de geografia na zona rural de Aroeiras - PB
Autor(es): Bras, Anna Karoline Queiroz
Palavras-chave: Ensino remoto
Ensino de geografia
Formação docente
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: As práticas de estágio se firmam como uma característica teórica prática do processo de formação, que possibilita uma percepção realística do que acontece no ambiente escolar e na sala de aula pelo graduando, suas problemáticas, adversidades como também perspectivas. O presente artigo teve como objetivo principal analisar o ensino de Geografia e suas particularidades na zona rural do estado da Paraíba. O estágio de regência foi realizado entre os meses de julho a outubro do ano de 2021, nas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental na Escola E.M.E.F. Jardirene de Souza Oliveira, localizada na cidade de Aroeiras/PB, um município de 19 mil habitantes, situado a 54km da cidade de Campina Grande. Concerne-se de um estudo com natureza não só exploratória como também descritiva, que aconteceu por meio remoto, a fim de respeitar as medidas de distanciamento social que se deram pela pandemia da Covid-19, que estava em seu ápice no momento da realização do estágio. Com a implementação do ensino a distância como norma obrigatória de ensino os professores foram a procura de medidas, ações e adaptações para progredir o ano letivo sem prejuízo ao ensino dos alunos. Com base nas vivencias presenciadas no estágio foi obtido um resultado que contou com planejamento e envolvimento de todos os envolvidos a fim de atingir a participação do maior número de estudante possível com o intuído de evitar o abandono escolar. Concluímos que o ensino remoto de Geografia na zona rural é possível e necessário no cenário na pandemia, contudo, é indispensável investimentos ao acesso à internet e tecnologia, tanto dos alunos como dos profissionais da educação e assim poder existir um ambiente de aprendizado igualitário em todo o território nacional.
Descrição: BRÁS, Anna Karoline Queiroz. Os desafios do ensino remoto de geografia na zona rural de aroeiras - pb. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29092
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Karoline Queiroz Brás.pdf.pdfPDF - Anna Karoline Queiroz Brás.pdf608.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf249.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.