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dc.contributor.authorPadoan, Camila Terezinha dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-28T20:02:03Z-
dc.date.available2023-04-28T20:02:03Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 796.046-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29108-
dc.descriptionPADOAN, Camila Terezinha dos Santos. Produção do conhecimento sobre as práticas corporais de aventura na escola. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs práticas corporais de aventura têm tomado espaço na área do lazer e a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular, edição 2017, foi inserida como unidade temática nas aulas de Educação Física, ampliando as vivências e possibilitando aulas inovadoras. O estudo configura-se como uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo exploratório, tendo como objetivo investigar e apresentar a produção do conhecimento sobre as práticas corporais de aventura na escola, e como objetivos específicos, identificar: 1) O número de estudos produzidos durante o período de tempo definido pelo artigo; 2) Os objetivos dos artigos; 3) Os locais de onde vieram as produções; e 4) As temáticas desenvolvidas. Foram encontrados 497 artigos, dos quais 23 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão: (1) Apenas artigos com produções nacionais (língua portuguesa); (2) Artigos com descritores no título, resumo ou palavra-chave que comportam os tópicos relevantes às PCAs na escola; (3) Artigos dentro do marco temporal de 2012 a 2022. Após análise, verificou-se que a maior parte da produção se relaciona com a categoria currículo, propostas pedagógicas e legislação (52%), seguida pela categoria práticas pedagógicas (35%), e formação e trajetória de vida (13%). As regiões Centro-Oeste e Sudeste concentraram os maiores números de produções (13). Já a região Norte concentra o menor percentual de artigos, sendo o estado de Tocantins com apenas 1 (um) artigo, o que leva a compreensão do quão necessário é avançar em pesquisas sobre a temática. Destaca-se ainda que houve um aumento no número de publicações no ano de 2020, fato que não se manteve nos anos posteriores. É possível concluir que embora tenha ocorrido um aumento no número de publicações sobre as PCA na escola, a amplitude dos assuntos tratados não se manteve constante, de modo que se faz necessário não apenas um maior número de pesquisas sobre a problemática, mas também o desenvolvimento e amadurecimento no trato com a temática no ambiente escolar e principalmente nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Me. Jeimison de Araújo Macieirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas corporais de aventurapt_BR
dc.subjectAtividade física na naturezapt_BR
dc.subjectAtividade física na escolapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleProdução do conhecimento sobre as práticas corporais de aventura na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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