Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29116
Título: Polarização da luz:verificação da lei de malus a partir de procedimentos experimentais
Autor(es): Bezerra, Erivania da Siva
Palavras-chave: Luz
Ondas eletromagnética
Ondas
Física
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A óptica é a parte da física que estuda a luz, sua propagação seu comportamento e a sua interação com a matéria Uma das propriedades mais importantes é a polarização da luz, que é bem explicado pela teoria ondulatória da luz, que considera luz não polarizada como uma onda eletromagnética que vibra periodicamente em várias direções. Neste trabalho consideramos fontes de luz não polarizada, que incidem sobre elementos polarizadores (polaroides). Nosso estudo experimental visou mostrar que a intensidade de luz policromática que passa através de um polarizador é polarizada e obedece a lei de Malus. Os polarizadores se comportam como uma fenda, fazendo com que a luz transmitida possua uma única polarização, que pode ser horizontal ou vertical, dependendo da direção de polarização do polarizador utilizado. O estudo foi realizado no laboratório de Óptica-Física da UEPB-campus Araruna. Quando comparados com outros trabalhos experimentais, nossos resultados concordam muito bem com aqueles obtidos em laboratórios bem mais implementados e apoiado inclusive por maquetes experimentais e softwares de automatização para a coleção e tratamento dos dados.
Descrição: Bezerra, Erivania da Silva. Polarização da luz: verificação da lei de Malus a partir de procedimentos experimentais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisica) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29116
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erivânia da Silva Bezerra.pdfTCC - Erivânia da Silva Bezerra658.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdf111.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.