Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29117
Título: Utilização de plantas medicinais por estudantes da Universidade Aberta à maturidade para problemas ginecológicos
Autor(es): Nascimento, Kallyne Karen Andrade
Palavras-chave: Plantas medicinais
Ginecologia
Idosas
Etnobotânica
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A utilização de plantas medicinais como forma de tratamento é considerada uma das práticas medicinais mais antigas devido ao seu contexto histórico. No Brasil essa cultura passa a ser fortificada em detrimento dos povos indígenas, que manipulavam recursos vegetais das florestas como forma de sobrevivência. No entanto, foi através do gênero feminino que essas práticas se perpetuaram para além das gerações. A participação feminina no cultivo e na utilização de plantas medicinais passou a ser considerada uma prática ancestral e quando essa prática se estende como forma de tratamento contra problemas ginecológicos, é considerada como uma forma de autoconhecimento e empoderamento sobre seus corpos. Dessa forma, o conhecimento empírico é considerado a principal forma de conhecimento acerca das plantas medicinais, sendo a população idosa o modelo fundamental na transmissão dos conhecimentos e práticas dos benefícios das plantas e do seu preparo seja na forma de chás, lambedores, entre outros. Levando-se em consideração a importância das plantas medicinais para fins terapêuticos, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento sobre a utilização de plantas medicinais no tratamento ginecológico por alunas da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) do Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no município de Lagoa Seca - PB. Para isso, foi elaborada uma pesquisa quantitativa, exploratória e estruturada por meio da aplicação de questionários semiestruturados, que continham perguntas sobre o uso das plantas medicinais no tratamento de problemas ginecológicos e os seus principais sintomas. Foram entrevistadas 16 idosas de 62 a 85 anos, e todas possuíam um conhecimento prévio a respeito de plantas medicinais. Dessas mulheres, grande parte (81%) já utilizaram plantas medicinais no tratamento de problemas ginecológicos e 50% delas afirmaram preferir usar por não fazer mal à saúde. As principais plantas medicinais utilizadas para problemas ginecológicos pelas idosas são o cajueiro-roxo (18%), aroeira (18%), mastruz (13%) e alho (11%). As idosas afirmaram que já fizeram o uso de plantas para infecções urinárias (25%), menopausa (20%) e cólicas (15%). As partes mais utilizadas nas preparações foram a casca do caule (42%) folhas (32%) e raízes (14%) e a maioria das mulheres adquirem as plantas em feiras (29%), com amigas, familiares ou vizinhas (29%) e em hortas caseiras (25%). É importante ressaltar que todas as idosas possuíam uma vasta experiência no que se refere às plantas medicinais, no entanto, ainda se faz necessário as instruções sobre o uso seguro e responsável no tratamento contra doenças.
Descrição: NASCIMENTO, Kallyne Karen Andrade. Utilização de plantas medicinais por estudantes da Universidade Aberta à Maturidade para problemas ginecológicos. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29117
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kallyne Karen Andrade NascimentoTCC - Kallyne Karen Andrade Nascimento713.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo do depósitoTermo do depósito56.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.