Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29118
Título: Diversidade de macrofungos basidiomicetos em inselbergs da Serra do Bodopitá, Queimadas - PB
Autor(es): Albuquerque, Emanuelly Oliveira Muniz e
Palavras-chave: Caatinga
Basidiomycota
Agaricales
Data do documento: 15-Mar-2023
Resumo: Os macrofungos são organismos eucarióticos que produzem estruturas reprodutoras macroscópicas, acima do solo em sua maioria. Um dos principais grupos estudados mundialmente é o filo Basidiomycota, que agrupa cogumelos, trufas, carvões e ferrugens de plantações. No Brasil, o Nordeste lidera o número de registros micológicos e especificamente o domínio ecogeográfico da caatinga, ocupa o terceiro lugar em relação ao número de espécies catalogadas. Entretanto, trabalhos de riqueza taxonômica ainda são escassos na Caatinga. Esse trabalho objetivou inventariar os táxons de macrofungos ocorrentes em formações rochosas da Serra do Bodopitá (Queimadas-PB). Realizaram-se três incursões para coleta de material fúngico nos quadrantes escolhidos, duas coletas na região Oeste (P1 e P2) e uma na região Leste (P3) durante o primeiro semestre do ano. Os espécimes foram coletados em campo e transportados até o laboratório de micologia da UEPB para análise e identificação. Foram identificados 21 gêneros de macrofungos pertencentes ao filo Basidiomycota, sendo cinco gêneros (23,8%) registrados na região Oeste e 16 gêneros (76,2%) na região Leste. O P3 apresentou um maior número de ocorrências, 16 gêneros, correspondendo a 76,2% dos achados fúngicos, possivelmente, dadas as condições microclimáticas e incidência das nascentes de água que a Serra possui. Em contrapartida, os pontos P1 e P2, exibiram ambos apenas cinco registros, um percentual de 23,8% dos gêneros identificados. A menor ocorrência de basidiomas reflete provavelmente, as baixas incidências de chuva e umidade local, e constante ação antrópica. Diante dos resultados, constatou-se uma significativa ocorrência do filo Basidiomycota, com predomínio da ordem Agaricales, seguida de Polyporales. Ressalta-se a importância e a necessidade de estudos taxonômicos para a região nordeste do Brasil, e em específico para o estado da Paraíba, principalmente dado o notório potencial medicinal, alimentício e biotecnológico aos quais apontam os achados.
Descrição: ALBUQUERQUE, Emanuelly Oliveira Muniz e. Diversidade de macrofungos basidiomicetos em inselbergs da Serra do Bodopitá, Queimadas - PB. 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29118
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emanuelly Oliveira Muniz e AlbuquerqueTCC - Emanuelly Oliveira Muniz e Albuquerque1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito85.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.