Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29127
Título: Atuação da Psicologia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Um estudo de caso
Autor(es): Medeiros, Jessyka Sena de
Palavras-chave: Psicoterapia Breve de Apoio - PBA
Vínculo mãe-bebê
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTIN
Data do documento: 24-Nov-2022
Resumo: O nascimento de um bebê prematuro pode acarretar nos pais sentimentos ambivalentes, uma vez que o bebê real distancia-se do bebê imaginário. O processo de hospitalização se apresenta para a família e para os bebês como um período de sofrimento e intensas dificuldades. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo relatar um estudo de caso advindo de uma experiência de estágio de Psicologia em uma maternidade pública da Paraíba. Para contemplar esse objetivo, escolheu-se o caso de uma mãe cujo bebê era prematuro e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No que se refere aos aspectos metodológicos, destaca-se que os atendimentos foram realizados duas vezes por semana, norteados pela Psicoterapia Breve de Apoio e ocorreram na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na Casa de Acolhimento às Gestantes e Puérperas. Após a análise dos resultados emergiram seis categorias de discussão: Repercussões emocionais da hospitalização; Relacionamento com a equipe; Vínculo mãe-bebê; Estratégias de enfrentamento; Rede de apoio e Acompanhamento psicológico. Os resultados encontrados evidenciam que a internação de um filho prematuro na UTI Neonatal representa um momento de sofrimento e mobiliza na mãe medos e inseguranças, aumentando os níveis de ansiedade e estresse. O uso de linguagem clara e acessível por parte da equipe da unidade facilita a compreensão do quadro clínico do bebê, reduzindo os níveis de ansiedade materna, enquanto a integração da mãe nos cuidados auxilia no fortalecimento do vínculo mãe-bebê. O estudo indica, também, que a espiritualidade surge como um fator protetivo no enfrentamento da situação vivenciada, suscitando sentimentos de amparo, conforto, força, alívio e esperança. Ademais, a ausência de suporte social por parte do companheiro e dos familiares contribuiu para a sobrecarga materna e aumento dos níveis de ansiedade. Concluiu-se que através do acolhimento e de uma escuta sensível e humanizada é possível propiciar um espaço onde as mães possam expressar seus sentimentos e elaborar suas vivências, reduzindo o sofrimento e estimulando o fortalecimento da autoconfiança materna.
Descrição: MEDEIROS, Jessyka Sena de. Atuação da Psicologia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Um estudo de caso. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29127
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jessyka Sena de MedeirosTCC - Jessyka Sena de Medeiros227.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito162.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.