Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Ana Luiza Silva da-
dc.date.accessioned2023-05-02T19:28:59Z-
dc.date.available2023-05-02T19:28:59Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.otherCDD 371.914 4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29129-
dc.descriptionFONSECA, Ana Luiza Silva da. Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo buscou analisar as implicações emocionais da dislexia, a partir da vivência de crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) do município de Queimadas. A pesquisa teve o caráter descritivo e analítico, sendo de natureza qualitativa. No que tange aos instrumentos utilizados na coleta de dados, utilizou-se dois testes para avaliação das emoções: a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças e Adolescentes (MASC) e a Escala para Avaliação de Depressão em Crianças (CDRS-R). Em consonância aos testes, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, no intuito de agregar maiores resultados ao estudo. A análise dos dados foi realizada conforme propõe Bardin (2016), a qual se estruturou em três etapas: Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa contou com onze participantes, sendo dez o número de crianças e adolescentes, além da educadora emocional responsável por acompanhá-los. Os resultados sugerem que, para além das dificuldades neurobiológicas inerentes à dislexia, estão os fatores emocionais, os quais podem interferir de forma significativa no cotidiano da pessoa com dislexia. Logo, é imperativa a necessidade de se manter um olhar holístico para esse público, no intuito de possibilitar-lhes um suporte mais eficaz, dada a cronicidade deste transtorno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDislexia - Aprendizagempt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectCentro Especializado em Aprendizagem - CEApt_BR
dc.titleImplicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Luiza Silva da FonsecaTCC - Ana Luiza Silva da Fonseca2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito327.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.