Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29147
Título: Cuidado farmacêutico no manejo de Infecções do Trato Urinário em pacientes idosos
Autor(es): Felix, Daiana Mendes
Palavras-chave: Infecção do Trato Urinário (ITU)
Escherichia coli
Manejo clínico
Idosos
Data do documento: 21-Nov-2022
Resumo: A infecção do trato urinário (ITU) acomete tanto neonatos quanto idosos. É uma patologia caracterizada pela multiplicação de microrganismos que ocorre em todas as idades, mas a incidência de ITUs aumenta, tanto nos homens como nas mulheres, a partir dos 65 anos devido a diversos mudanças funcionais no organismo, doenças crônicas, dentre vários outros fatores. O objeto desse estudo foi identificar ITUs em idosos domiciliados e institucionalizados empregando o manejo clínico através do cuidado farmacêutico. Tratou-se de um estudo do tipo observacional, de caráter descritivo, prospectivo e transversal de natureza quantitativa realizado no período de janeiro a outubro de 2022, com idosos domiciliados cadastrados na Unidade Básica de Saúde Bonald Filho e institucionalizados do Lar doce Lar Arruda Cruz, no município de Campina-Grande- PB. Os dados foram coletados por meio de um formulário a fim de obter informações sociodemográficas como: idade, gênero, com quem reside e algumas informações clínicas: funcionalidade, patologias e fatores de riscos, necessidade do uso de fralda. As uroculturas foram realizadas no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba. A amostra foi composta por 40 idosos. Destes, apenas 7 (17.5%) apresentaram ITU, sendo todas classificadas quanto à sua localização, em cistites; quanto à frequência dos episódios, 6 (85.71%) foram esporádicos e apenas 1 (14.29%) dos casos recorrentes. Foi observado que todos apresentaram alteração das características da urina, 6 (85.71%) queixaram-se de disúria, 1 (14.29%) prurido e dificuldade para começar a urinar. A Escherichia coli foi responsável por 57.14% dos casos, ganhou destaque do agente etiológico com maior incidência de ITU, seguida de outros patógenos de menor significância como Proteus mirabilis (28.56%) e Klebsiella pneumoniae (14.28%). As antibioticoterapias prescritas foram Ciprofloxacino (42.8%) em seguida a Nitrofurantoína (28.6%), Cefalexina e Sulfametoxazol + Trimetropina. Portanto, foi possível observar através desse estudo que o farmacêutico, através do manejo clínico, pode contribuiu no cuidado domiciliar e também em instituições de idosos repassando informações em prol da redução de incidência de casos de ITU, sendo essencial tanto para o sucesso no tratamento através do uso racional como na prevenção de possíveis recorrências.
Descrição: FELIX, Daiana Mendes. Cuidado farmacêutico no manejo de infecções do trato urinário em pacientes idosos. 2022. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29147
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito250.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Daiana Mendes Felix.pdfTCC - Daiana Mendes Felix1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.