Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29151
Título: Potencial para a restauração ecológica da Caatinga e o papel da dispersão de sementes por aves
Autor(es): Silva, Ionara Estefany Nunes da
Palavras-chave: Restauração ecológica
Caatinga
Aves
Dispersão de sementes
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: A Caatinga é o quarto maior bioma do Brasil, possuindo uma paisagem tipicamente seca e resiliente. Composta por tipos variados de vegetação, o que a faz, um dos locais mais biodiversos do mundo, habitat de espécies endêmicas que desempenham importantes serviços ecossistêmicos, como a dispersão de sementes. Na Caatinga, as aves, são um dos principais grupos de vertebrados frugívoros que atuam como dispersores potenciais de muitas espécies de plantas. Foram identificadas 548 espécies de aves no bioma; muitas das espécies endêmicas estão em um estado crítico de conservação. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura que destacasse a importância da restauração ecológica do bioma Caatinga, bem como, discutir alguns dos métodos de restauração que estão sendo realizados em ambientes semiáridos. Tendo como principal alvo evidenciar o papel da avifauna dispersora de sementes no processo de recuperação de áreas degradadas, através da utilização de poleiros artificiais. Concluiu-se que: (1) A exploração da Caatinga pela ação antrópica em conjunto com as mudanças climáticas, estão aumentando o risco de desertificação. (2) A restauração ecológica é o caminho ideal para prevenir danos futuros e reconstruir áreas degradadas do bioma, e algumas técnicas já mostraram bons resultados. (3) O uso de poleiros artificiais associados a benefícios como bacias de água adicionais, pode aumentar a deposição e variabilidade de sementes, e que os novos estudos devem focar na avaliação da eficácia dos poleiros quanto a germinação e estabelecimento das plântulas, para que possam atuar como mecanismo de restauração ecológica, além de testar essa técnica associada a outras, a fim de potencializar as chances de sucesso.
Descrição: SILVA, Ionara Estefany Nunes da. Potencial para a restauração ecológica da Caatinga e o papel da dispersão de sementes por aves. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29151
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ionara Estefany Nunes da SilvaTCC - Ionara Estefany Nunes da Silva493.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito194.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.