Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29161
Título: Avaliação da fertilidade do solo de áreas agrícolas da comunidade Cajueiro, Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Martins, Ênio Kléber Lira
Palavras-chave: Solo
Fertilidade
Semiárido
Data do documento: 3-Mai-2023
Resumo: O esgotamento de solos, originalmente produtivos, por várias décadas de cultivos, sem reposição de nutrientes, assim como a exploração de novas áreas com solos de baixa fertilidade, torna a agricultura brasileira cada vez mais dependente da aplicação maciça de fertilizantes. objetivou-se com este trabalho avaliar a fertilidade do solo, sob características químicas e físicas, de 10 propriedades agrícolas da comunidade Sítio Cajueiro, localizado no município de Catolé do Rocha-PB. O levantamento foi realizado em 10 propriedades agrícolas localizadas na comunidade Sítio Cajueiro, município de Catolé do Rocha-PB. As amostras de solo foram retiradas em dez áreas distintas no período de julho a agosto de 2013. Utilizando-se um trado tipo sonda foram coletadas amostras de solo nas camadas de 0–20 cm e 21–40 cm. Coletou-se 10 amostras simples andando em zigzag na propriedade, das referidas camadas, para obter uma amostra composta representativa de cada área. Considerou- se apenas as amostras dos horizontes superficiais e dos primeiros subsuperficiais de cada perfil. As análises químicas das amostras de terra foram realizadas no Laboratório de análises de solo, água e planta da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA/ Mossoró – RN, consistindo em: pH (1:2,5) em água; cálcio, magnésio, potássio, sódio, alumínio, fósforo (P). Além da condutividade elétrica (CE) no extrato de saturação obtido da pasta saturada. Em função dessas determinações foram calculadas a soma de bases (SB), a capacidade de troca catiônica (CTC) e a percentagem de saturação por base (V). As análises físicas foram avaliadas e comparadas utilizando o diagrama de classificação do solo proposto por Atterbeg. As propriedades agrícolas da comunidade do cajueiro apresentam condições gerais de baixa fertilidade do solo, sendo que Potássio foi o nutriente encontrado em menor quantidade e a textural franco arenosa predominou nas áreas e nas profundidades amostradas.
Descrição: MARTINS, Ênio Kléber Lira. Avaliação da fertilidade do solo de áreas agrícolas da comunidade Cajueiro, Catolé do Rocha-PB. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29161
ISSN: CDD 631.4
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ênio Kléber Lira MartnsPDF - Ênio Kléber Lira Martns368.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito505.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.