Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29208
Título: Boas práticas de fabricação em farmácia de manipulação a partir da resolução 67/2007
Autor(es): Pires, Marcinea Avelino
Palavras-chave: Farmácia de manipulação
Boas práticas de fabricação
Indústria farmacêutica
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: A manipulação de medicamentos seguros em farmácias de manipulação tem sido um desafio para a vigilância sanitária. Existe toda uma preocupação com a qualidade, eficácia e a segurança destes produtos que são ofertados aos consumidores. Partindo dessa premissa sobre a segurança dos medicamentos manipulados em farmácia de manipulação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu, por volta dos anos 1960, um documento que trata das boas práticas de manipulação. No Brasil a legislação que garante as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias é a RDC nº 67/2007. Esse artigo revisita a resolução de boas práticas em farmácias de manipulação (BPFM), como versa também a relação que existe da aceitação de medicamentos manipulados pela população brasileira, confiança na sua eficácia e a credibilidade das instituições públicas que fiscalizam, autuam e tem o poder de interditar farmácias que não cumprem requisitos mínimos de segurança, de higiene e de boas práticas de fabricação de medicamentos.
Descrição: PIRES, Marcinea Avelino. Boas práticas de fabricação em farmácia de manipulação a partir da resolução 67/2007. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29208
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcinea Avelino PiresTCC - Marcinea Avelino Pires911.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito180.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.