Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2921
Título: Inventando moda e alinhavando a memória: costurando retratos de uma Parahyba do início do século XX
Autor(es): Rios Neto, Gilberto Barros
Palavras-chave: Memória cultural
Memória da moda na Paraíba
Arquivo
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: Este trabalho trata dos elementos da memória da moda no Estado da Paraíba, objetivando estabelecer uma relação de influência com a cultura do seu povo. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, através do contato e observação direta com pessoas, fatos e locais, sendo possível assim construir o corpus da pesquisa, isto implicou em uma revisão da literatura passando por diversos autores das áreas de arquivologia, como Rousseau e Couture (1994), de memória como Nora (1993), de cultura como Sarlo (2007), de fotografia como Barthes (1984) e de moda como Freyre (2002), além da análise semiótica da coleção de fotos do senhor Arion Farias e das fotografias obtidas através das revistas que trazem fotos da moda do inicio do século XX. Ao longo deste trabalho, alguns conceitos de arquivo e de memória foram fundamentados com o intuito de considerar a moda do inicio do século XX na Paraíba como memória cultural para identificação do seu povo, afinal, autores diversos consideram que a moda, ao longo dos tempos, tornou-se algo cíclico, que se repete, mas cada pessoa originaliza um estilo próprio. Assim, chegou-se à conclusão de que a identificação dos elementos culturais na moda paraibana só é possível com uma pesquisa nos arquivos históricos ou familiares. Reconhece-se que há, de um lado, considerando a moda, juntamente com seu suporte/cultura, como um meio de comunicação por si só, pelo fato de que ela própria tem uma forte verbalização através do ato de vestir das pessoas, pela comunicação e informação transmitida capaz de configurar identidades e memórias. Por outro, reconhece-se ainda que a moda com toda sua carga simbólica faz parte de uma perspectiva nova: a de reconhecê-la na perspectiva de memória arquivo museológico e, portanto, ainda passível de inúmeras pesquisas na área de arquivologia.
Descrição: RIOS NETO, Gilberto Barros. Inventando moda e alinhavando a memória: costurando retratos de uma Parahyba do início do século XX. 2011. 92f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2921
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberto Barros Rios Neto.pdfGilberto Barros Rios Neto1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.