Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Edilson Cavalcante Lourenco-
dc.date.accessioned2023-05-04T16:51:37Z-
dc.date.available2023-05-04T16:51:37Z-
dc.date.issued2022-07-02-
dc.identifier.otherCDD 507.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29214-
dc.descriptionPEREIRA, Edilson Cavalcante Lourenço. Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica são duas políticas públicas de formação inicial e continuada de professores aliadas no processo de melhoramento da educação brasileira, em todos níveis de ensino que proporcionam a licenciandos oportunidades de trabalhar com diversos aspectos pedagógicos, aproximando-os das escolas públicas e de professores atuantes da educação básica. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar e analisar contribuições que o PIBID e o Residência Pedagógica têm proporcionado para formação profissional e constituição da identidade de licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UEPB/Campus I a fim de fortalecer tais políticas públicas frente ao atual desenho do País. Pela natureza investigativa que se propõe nessa pesquisa, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo Relato de Experiência por conter relatos e análises da vivência de residentes e pibidianos. O aporte teórico fica por conta da Legislação Educacional mais recente que fundamenta os aspectos necessários para a Formação Inicial de Professores. Como resultados, os relatos mostram que tanto o PIBID como o Residência Pedagógica, ao inserir os licenciandos de fato na realidade das escolas públicas, com o apoio de professores mais experientes, proporcionam oportunidades que acrescem em muito a experiência profissional desses profissionais iniciantes, tornando-os mais preparados e seguros para o os desafios que estão por vir na sua prática docente, entregando uma práxis que coloque os alunos como protagonistas, sabendo melhor aproveitar os espaços das escolas públicas e incentivados à prática da pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titleRelato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edilson Cavalcante Lourenço PereiraTCC - Edilson Cavalcante Lourenço Pereira1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito12.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.