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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Marcia Novaes Pereira do | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T17:01:34Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T17:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.891 6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29216 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Márcia Novaes Pereira do. Contribuições clínicas da Logoterapia no manejo psicoterápico à crianças com TDAH: um relato de experiência. 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo apresentar e discutir as contribuições que a Logoterapia e Análise Existencial pode oferecer às crianças com TDAH no atendimento psicoterápico. Foi realizado através de dois casos com crianças entre 11 e 12 anos, que buscaram atendimento na clínica escola da UEPB durante o período do estágio supervisionado do curso de psicologia, no qual foram realizados atendimentos à crianças e adolescentes através da abordagem da Logoterapia. A Logoterapia e Análise Existencial foi criada pelo psiquiatra Viktor Frankl que buscou uma psicologia mais abrangente, abarcando as potencialidades e o vir a ser de cada pessoa, acreditando que todos têm a liberdade de escolher sua atitude frente às circunstâncias impostas pela vida. Reconhece a pessoa como um ser tridimensional, contemplando as dimensões biológica, psicológica e espiritual, fundamentada na ênfase existencial, com intuito de auxiliar nas potencialidades, autocompreensão, autodistanciamento e autotranscendência, que possibilitam a busca pelo sentido da vida. Diante disso, foram efetuados atendimentos clínicos utilizando das técnicas da Logoterapia como Dialógo socrático e, tratando-se de atendimento infantil, a Ludoterapia, como jogos de tabuleiro, de memória, de cartas, criação de artes, entre outros. Logo, pode-se constatar que é possivel a utilização da Logoterapia nos casos de crianças com TDAH na clínica, uma vez que, através de poucos atendimentos foi alcançado mudanças significativas no comportamento acerca das atitudes e das vivências, assim como, nas expressões de suas emoções, criatividade e de suas potencialidades. Assim, espera-se que esse relato de experiência contribua para os avanços de pesquisas em torno dessas temáticas, visto a necessidade e importância de escritos que contribuam como aporte teórico e prático ao atendimento infanto/juvenil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Raisa Fernandes Mariz Simões | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Logoterapia | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapia - crianças | pt_BR |
dc.title | Contribuições clinícas da Logoterapia no manejo psicoterápico à crianças com TDAH: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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