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dc.contributor.authorNascimento, Marcia Novaes Pereira do-
dc.date.accessioned2023-05-04T17:01:34Z-
dc.date.available2023-05-04T17:01:34Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.otherCDD 616.891 6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29216-
dc.descriptionNASCIMENTO, Márcia Novaes Pereira do. Contribuições clínicas da Logoterapia no manejo psicoterápico à crianças com TDAH: um relato de experiência. 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo apresentar e discutir as contribuições que a Logoterapia e Análise Existencial pode oferecer às crianças com TDAH no atendimento psicoterápico. Foi realizado através de dois casos com crianças entre 11 e 12 anos, que buscaram atendimento na clínica escola da UEPB durante o período do estágio supervisionado do curso de psicologia, no qual foram realizados atendimentos à crianças e adolescentes através da abordagem da Logoterapia. A Logoterapia e Análise Existencial foi criada pelo psiquiatra Viktor Frankl que buscou uma psicologia mais abrangente, abarcando as potencialidades e o vir a ser de cada pessoa, acreditando que todos têm a liberdade de escolher sua atitude frente às circunstâncias impostas pela vida. Reconhece a pessoa como um ser tridimensional, contemplando as dimensões biológica, psicológica e espiritual, fundamentada na ênfase existencial, com intuito de auxiliar nas potencialidades, autocompreensão, autodistanciamento e autotranscendência, que possibilitam a busca pelo sentido da vida. Diante disso, foram efetuados atendimentos clínicos utilizando das técnicas da Logoterapia como Dialógo socrático e, tratando-se de atendimento infantil, a Ludoterapia, como jogos de tabuleiro, de memória, de cartas, criação de artes, entre outros. Logo, pode-se constatar que é possivel a utilização da Logoterapia nos casos de crianças com TDAH na clínica, uma vez que, através de poucos atendimentos foi alcançado mudanças significativas no comportamento acerca das atitudes e das vivências, assim como, nas expressões de suas emoções, criatividade e de suas potencialidades. Assim, espera-se que esse relato de experiência contribua para os avanços de pesquisas em torno dessas temáticas, visto a necessidade e importância de escritos que contribuam como aporte teórico e prático ao atendimento infanto/juvenil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Raisa Fernandes Mariz Simõespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectPsicoterapia - criançaspt_BR
dc.titleContribuições clinícas da Logoterapia no manejo psicoterápico à crianças com TDAH: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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