Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29242
Título: Estágio em ensino de Ciências: Relato de experiência da prática durante o período de pandemia
Autor(es): Araújo, Estefany Gabriela Luiz de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ensino Remoto Emergencial
Ensino de Ciências
Tecnologia Educacional
Formação docente
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O estágio supervisionado é um dos principais momentos vivenciados durante a graduação com habilitação em Licenciatura. É visto como uma exigência necessária para a formação profissional, com a finalidade de atrelar teoria à prática. Entretanto, desde 2019 os estudantes de graduação foram afetados por conta dos déficits que o ensino remoto e a pandemia do coronavírus têm causado. Nesse sentido, objetiva-se com esse trabalho relatar as atividades e experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura, e apresentar reflexões acerca desses déficits que o ensino remoto acarretou, evidenciando a importância do estágio supervisionado em ensino, tendo como aportes teóricos, Brasil (2018), Tardif (2010), Pimenta e Lima (2012, apud CORTE; LEMKE, 2015) entre outros autores. A proposta de ensino em ciências elaborada foi aplicada no modelo remoto, sendo as aulas ministradas para os estudantes através de vídeo chamada em plataforma de comunicação, ofertado pelo componente Estágio supervisionado em ensino de Ciências, do curso diurno de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual da Paraíba. Os resultados demonstram que as etapas de observação e regência foram fundamentais na formação profissional, para que futuros docentes possam, em suas práticas, fazer a inserção crítica da temática discutida. Diante disso, apesar de estarmos à frente de um cenário inseguro e limitado, a experiência do estágio supervisionado revelou-se muito positiva.
Descrição: ARAÚJO, Estéfany Gabriela Luiz de. Estágio em ensino de Ciências: Relato de experiência da prática durante o período de pandemia. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29242
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Estefany Gabriela Luiz de AraújoTCC - Estefany Gabriela Luiz de Araújo414.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito623.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.