Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Emerson Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T21:42:10Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T21:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247 | - |
dc.description | SOUSA, Emerson Lucas. A história da matemática como contexto para o ensino de frações. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem das frações na sala de aula, devido à ausência de recursos metodológicos que de fato abordem os conceitos de frações em suas potencialidades, a partir de estratégias eficazes e significativas, pesquisa-se sobre o uso da História da Matemática como recurso no ensino de frações, a fim de contribuir para a construções do conhecimento dos alunos, verificando como as antigas civilizações contribuíram para o surgimento e a evolução das frações, trazidas de forma contextualizada. Para tanto, é necessário analisar como a História da Matemática pode ser um recurso rico de informações que despertam o caráter investigatório dos alunos, verificar como os documentos nacionais para educação básica contribuíram e contribuem para o uso da História da Matemática nas aulas de matemática e a função do professor para garantir o ensino de frações a partir do uso da História da Matemática. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica. Verificando, dessa forma as potencialidades da História da Matemática como recurso metodológico com atributos investigatórios, no intuito de ressignificar o ensinar matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Recurso Metodológico | pt_BR |
dc.title | A história da Matemática como contexto para o ensino de frações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emerson Lucas Sousa | TCC - Emerson Lucas Sousa | 825.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 224.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.