Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Emerson Lucas-
dc.date.accessioned2023-05-08T21:42:10Z-
dc.date.available2023-05-08T21:42:10Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247-
dc.descriptionSOUSA, Emerson Lucas. A história da matemática como contexto para o ensino de frações. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem das frações na sala de aula, devido à ausência de recursos metodológicos que de fato abordem os conceitos de frações em suas potencialidades, a partir de estratégias eficazes e significativas, pesquisa-se sobre o uso da História da Matemática como recurso no ensino de frações, a fim de contribuir para a construções do conhecimento dos alunos, verificando como as antigas civilizações contribuíram para o surgimento e a evolução das frações, trazidas de forma contextualizada. Para tanto, é necessário analisar como a História da Matemática pode ser um recurso rico de informações que despertam o caráter investigatório dos alunos, verificar como os documentos nacionais para educação básica contribuíram e contribuem para o uso da História da Matemática nas aulas de matemática e a função do professor para garantir o ensino de frações a partir do uso da História da Matemática. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica. Verificando, dessa forma as potencialidades da História da Matemática como recurso metodológico com atributos investigatórios, no intuito de ressignificar o ensinar matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectRecurso Metodológicopt_BR
dc.titleA história da Matemática como contexto para o ensino de fraçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emerson Lucas SousaTCC - Emerson Lucas Sousa825.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito224.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.