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dc.contributor.authorGomes, Micaely Arcenio-
dc.date.accessioned2023-05-08T21:50:33Z-
dc.date.available2023-05-08T21:50:33Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29249-
dc.descriptionGOMES, Micaely Arcenio. Impactos da Pandemia de COVID-19 sobre a percepção do processo de ensino-aprendizagem nos estágios supervisionados dos cursos da área da saúde em uma Instituição de Ensino Superior na Paraíba. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Em 2020 o mundo viveu o desafio de enfrentar a pandemia de COVID 19. Uma nova doença com alta taxa de contaminação que provocou mudanças nas relações e interações sociais. Assim sendo, o ensino superior também foi afetado, sendo necessária a implementação de modificações para manutenção dos estágios supervisionados. Objetivo: Avaliar se a pandemia provocou impactos no processo de ensino-aprendizagem nos estágios supervisionados em saúde, em uma Instituição de Ensino Superior na Paraíba. Métodos: A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 48 universitários dos cursos de enfermagem, fisioterapia, odontologia e psicologia, que realizaram ou estavam realizando estágios supervisionados durante a pandemia. Foi desenvolvido um questionário online, que contou com 13 perguntas objetivas que contemplaram aspectos pedagógicos e emocionais, envolvidos no contexto da pandemia. Resultados: 75% da amostra foi composta pelo sexo feminino e 25% por masculino, a média de idade foi de 25 anos, e os pontos que apresentaram as menores pontuações estavam relacionadas, medo e insegurança de atender os pacientes e o malefício da redução de carga horária de estágios o que afetou diretamente a percepção de capacidade de exercer futura profissão. Considerações finais: Com o estudo, foi possível compreender que entre os universitários que estavam nos estágios supervisionados, quesitos como, dificuldade de assimilação de conteúdos ministrados durante período remoto, medo e insegurança do retorno as atividades práticas, redução de carga horária dos estágios, tornaram-se barreiras percebidas em sua formação acadêmica, provocando incertezas acerca do preparo para exercer futura profissão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação : Prof. Dr. Ciro Franco de Medeiros Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática supervisionadapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleImpactos da pandemia de covid-19 sobre a percepção do processo ensino-aprendizagem nos estágios supervisionados dos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior na Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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