Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2925
Título: As mudanças climáticas e a segurança nacional dos Estados Unidos: uma reflexão sobre o processo de securitização da Escola de Copenhague
Autor(es): Marques, Vinícius Alves
Palavras-chave: Relações internacionais
Escola de Copenhague
Estados Unidos
Mudanças climáticas
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: O período Pós-Guerra Fria apresenta um cenário de grandes mudanças para o campo das Relações Internacionais. Há a emergência de novos temas, atores e, consequentemente, novas ameaças. Para corresponder às tais ameaças, cria-se a necessidade de novos estudos de segurança dentro do campo das Relações Internacionais. Com efeito, a presente pesquisa tem como objetivo explicar a inserção das mudanças climáticas nas questões de segurança dos Estados Unidos, através dos processos de securitização estudados a partir da corrente teórica da Escola de Copenhague. Para contemplar o objetivo da pesquisa será realizada uma revisão bibliográfica em fontes primárias, ou seja, documentos oficiais de Estado (National Security Strategy-NSS) que comprovem o processo de securitização, além de fontes secundárias pertinentes às matizes teóricas da temática de segurança e securitização do meio ambiente. Dessa forma, a divisão do trabalho consistirá: Primeiro, a definição dos termos de segurança, securitização, atores e objetos a partir dos estudos da Escola de Copenhague e, a apresentação do setor ambiental; Segundo, será apresentada a política de segurança nacional dos Estados Unidos, a institucionalização da segurança com a criação e formulação do National Security Council e da NSS, respectivamente, com ênfase, do Governo Obama; Terceiro, será analisado o discurso sobre as mudanças climáticas através da NSS, sua evolução e perspectivas referentes ao Governo Obama. Por último, é considerada uma série de elementos que permeiam o objetivo da pesquisa para identificar a securitização das mudanças climáticas no discurso dos Estados Unidos, durante o governo Obama.
Descrição: MARQUES, Vinícius Alves. As mudanças climáticas e a segurança nacional dos Estados Unidos: uma reflexão sobre o processo de securitização da Escola de Copenhague. 2012. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2925
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinícius Alves Marques.pdfVinícius Alves Marques5.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.