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dc.contributor.authorOliveira Junior, João Batista-
dc.date.accessioned2023-05-09T12:48:27Z-
dc.date.available2023-05-09T12:48:27Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.otherCDD 658.022-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29269-
dc.descriptionOLIVEIRA JUNIOR, João Batista. As motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PB. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm 2019, surgiu um problema que abalou a economia mundial: a pandemia do vírus da COVID-19. Com a crise econômica resultante da pandemia, muitas pessoas se viram desempregadas e em situação de vulnerabilidade. Essa conjuntura abriu espaço para o surgimento de novos empreendedores, que buscaram soluções criativas e inovadoras para atender às necessidades do mercado. Nesse contexto, o empreendedorismo tornou-se uma alternativa promissora para quem deseja se reinventar profissionalmente e superar os desafios impostos pela pandemia. Face ao exposto, este trabalho teve como objetivo identificar as motivações e as habilidades sociais que impulsionaram os microempreendedores a empreender em meio à crise da Pandemia por Covid-19. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar este objetivo foram através de pesquisa descritiva, exploratória e de campo, através de entrevistas com microempreendedores de diversos segmentos, na cidade de Campina Grande-PB. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que as motivações que impulsionaram os microempreendedores a empreender em meio à crise da Pandemia por Covid-19, foram a necessidade, oportunidade de negócio, independência financeira e autorrealização. As habilidades sociais predominantes nos empreendedores pesquisados são criatividade, resiliência, organização, proatividade. Os desafios mais destacados foram atração de clientes com fidelidade, e as estratégias utilizadas foram foco na qualidade do serviço, indicação de cliente e em alguns momentos preço para enfrentar a concorrência. Conclui-se que os microempreendedores se utilizam de seus próprios conhecimentos empíricos sobre negócios, não buscam apoio de entidades como o SEBRAE para auxílio e uma nova pesquisa sobre o pós pandemia para uma atualização e evolução dos mesmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Ma Angélica Catarine de Mota Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseries;658.022-
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMicroempreededorismopt_BR
dc.titleAs motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

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