Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29273
Título: Contribuições do serviço social na educação - relato de experiência de estágio obrigatório na escola municipal de ensino fundamental ana azevedo no município de campina grande (PB)
Autor(es): Azevedo, Camila Barros
Palavras-chave: Política educacional.
Relato de experiência
Serviço Social
Atuação profissional
Data do documento: 17-Mar-2023
Resumo: O presente trabalho diz respeito ao relato de experiência de estágio obrigatório, do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no município de Campina Grande – PB, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Azevedo, durante o período de setembro a dezembro de 2022. O objetivo geral foi o de apresentar a experiência do estágio curricular e a atuação profissional do assistente social na escola Ana Azevedo, ressaltando a importância da intervenção do assistente social para a contribuição da viabilização dos direitos de crianças e adolescentes. Com base nisso, este trabalho aborda as contribuições do Serviço Social na Educação, ressaltando as especificidades do cotidiano profissional no âmbito escolar e evidenciando os instrumentos profissionais que os assistentes sociais utilizam de acordo com as atribuições que concretizam a profissão. Dessa forma, esta pesquisa tem uma grande relevância acadêmica, visto que é no espaço escolar que existe um campo rico de possibilidades e desafios profissionais, no qual as expressões da questão social se concretizam. Este trabalho foi elaborado com base na pesquisa bibliográfica e documental, e nas observações registradas no diário de campo no decorrer do estágio. Desse modo, abordamos os limites da atuação do Serviço Social na educação, diante de um contexto marcado pela minimização do Estado com influência das políticas neoliberais que operam drasticamente na desigualdade social, com ênfase nas escolas públicas. Em consonância a isso, são explanadas as possibilidades do Serviço Social no âmbito da educação, relatando a atuação profissional da assistente social na escola Ana Azevedo, enfatizando seus instrumentos de trabalho e ressaltando seu papel ao contribuir para a concretização dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes da escola. Logo, por mais que a profissão apresente desafios, ela é de fundamental importância, e na escola, onde se apresentam os mais variados reflexos da questão social, a intervenção do assistente social é imprescindível.
Descrição: AZEVEDO, Camila Barros de. Contribuições do Serviço Social na Educação- Relato de Experiência de Estágio Obrigatório na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Azevedo no município de Campina Grande (PB). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29273
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Barros de Azevedo.pdfPDF - Camila Barros de Azevedo536.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf507.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.