Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29276
Título: Serviço Social e educação - Enfrentando a problemática da infrequência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Azevedo no município de Campina Grande (PB).
Autor(es): Neves, Nathallya Lethierry de Gouveia
Palavras-chave: Educação
Serviço Social
Infrequência escolar
Data do documento: 17-Mar-2023
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir acerca da problemática da infrequência escolar de crianças e adolescentes, sendo resultado da experiência de estágio obrigatório em Serviço Social, realizada na Escola Municipal Ana Azevedo, no município de Campina Grande (PB), no período de setembro a dezembro de 2022, na qual é relatado o problema da infrequência escolar como principal demanda, o que resultou na elaboração de um projeto de intervenção para o enfrentamento da problemática. A relevância do presente estudo se justifica a partir da necessidade de discutir e refletir sobre a realidade brasileira quanto ao direito à permanência na escola por parte das crianças e adolescentes, de forma que este direito não seja descumprido. Este artigo foi elaborado com base na pesquisa bibliográfica e documental, através de artigos científicos, livros, dados estatísticos e legislações que fundamentam a discussão acerca da infrequência escolar, assim como trazemos o relato da experiência de estágio a partir da observação, registros no diário de campo e apresentação do projeto de intervenção executado em campo. Os resultados deste trabalho apontam que a política de educação perpassou por uma trajetória de desafios até chegar à configuração de direito legal para todos, especificamente para o público infanto-juvenil. Porém, analisa-se que a realidade se distancia das garantias legais, visto que o problema em questão representa uma grande demanda brasileira e traz consequências para a vida do aluno infrequente. Enfatiza-se que a infrequência escolar deve ser analisada de forma crítica, considerando o contexto de desigualdade social que é uma consequência da sociedade capitalista em que crianças e adolescentes, junto a suas famílias, estão inseridas, contexto esse que afeta majoritariamente os mais vulneráveis da sociedade. Por fim, destacamos as ações implementadas no projeto de intervenção durante o estágio na escola, as quais favoreceram a participação de toda a comunidade acadêmica na reflexão sobre o tema.
Descrição: NEVES. Nathallya. Serviço Social e educação - Enfrentando a problemática da infrequência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Azevedo no município de Campina Grande (PB). 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29276
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Nathallya Lethierry de G. Neves.docx.pdfPDF-Nathallya Lethierry de G. Neves2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - TCC.docx.pdfTermo de depósito - TCC212.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.