Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29294
Título: O desafio do exercício arquivístico em instituição de comunicação: um estudo de caso na Tv Tambaú
Autor(es): Silva, Bianca de Sousa
Palavras-chave: Papel do arquivista
Emissora de televisão
Arquivista
TV Tambaú
Data do documento: 2-Mai-2022
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar os desafios e as possibilidades do fazer arquivístico na emissora de televisão, TV Tambaú. Para isso, foi necessário identificar o papel do arquivista, delineando suas perspectivas e problemáticas, por meio da observação direta e da análise de três dos seus arquivos: gestão de pessoas, de compras e de fitas videomagnéticas. A pesquisa possui caráter exploratório, envolvendo levantamentos bibliográficos e documentais, coletando os dados também por meio de entrevista não-estruturada, direcionadas aos seus respectivos responsáveis; descritivo, relatando as características referentes ao objeto deste trabalho, além do cunho qualitativo. Acerca dos resultados obtidos, recomenda-se a implantação da gestão documental, aplicação de técnicas de conservação e preservação física e digital, padronização nos métodos de ordenação, digitalização, constituição de arquivos setoriais, armazenamento e acondicionamento, em prol de obter controle informacional, acesso e uso dos seus usuários. Sendo possível afirmar e concluir que o arquivista além de proporcionar a organização e gestão dos variados tipos documentais, influencia diretamente no poder decisório organizacional e acesso à informação, tanto para os usuários internos como para os externos.
Descrição: SILVA,, B. de S. O desafio do exercício arquivístico em instituição de comunicação: um estudo de caso na Tv Tambaú. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29294
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bianca de Sousa Silva638.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.