Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/293
Título: O patinho feio: perspectivas teóricas acerca da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino regular
Autor(es): Mariano, Jussara Maria Pereira
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Pessoa portadora de deficiência
Psicologia educacional
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Este artigo visa discutir aspectos relevantes no que concerne a inclusão educacional escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais, especificamente as pessoas deficientes, em busca de uma Educação para a Diversidade. Pretende-se apresentar através de uma revisão bibliográfica, um levantamento histórico, de como o deficiente era visto pela sociedade e de como ele estar sendo inserido na escola, bem como, levar em consideração perspectivas e tendências atuais sobre o tema em questão. Para tanto esta pesquisa monográfica será focalizada em discussões acerca da pedagogia inclusiva, a partir do ponto de vista adotado por Barbosa, 2006, Bartalotti, 2006, Costa, 2009, Mantoan, 1997, Jannuzzi, 2006, Sassaki, 1997, entre outros. Assim, o referido trabalho objetivou analisar na literatura da Psicologia e da Educação Inclusiva brasileira as concepções historicamente construídas sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais, assim como, investigar as diversas formas de o deficiente ser percebido nos vários tempos e lugares; apreender a construção escolar proposta ao deficiente e refletir não somente sobre a inclusão educacional, mas também, a inclusão social. Portanto, no que diz respeito a essas pessoas, a análise de nossa realidade tem mostrado que de uma maneira geral, esta parcela da população está precariamente incluída nos diversos âmbitos sociais especialmente no que se refere ao sistema de ensino regular.
Descrição: MARIANO, J. M. P. O patinho feio: perspectivas teóricas acerca da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino regular. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/293
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara Maria Pereira Mariano.pdfJussara Maria Pereira Mariano531.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.