Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29303
Título: Principais indicadores higrotérmicos do ar atmosférico da cidade de Patos, PB
Autor(es): Cordeiro, Thaynara Maria Pereira da Silva
Palavras-chave: Clima urbano
Sensação térmica
Temperatura efetiva
Desconforto térmico
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: A cidade é o local onde ocorre a maior interação entre o homem e a natureza e as ações antrópicas alteram as condições ambientais. Diante disso, procurou-se determinar os principais indicadores higrotérmicos do ar atmosférico da cidade de Patos (7°01'32''S, 37°16'40''W), PB, sendo essas determinações os objetivos principais. Dados horários de temperatura do ar (tar) e umidade relativa (Ur) foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, da estação meteorológica automática instalada na referida cidade. As principais características higrotérmica do ar úmido, na escala horária, foram estabelecidas utilizando-se os dados de tar, Ur e derivados (pressões de saturação e atual de vapor, déficit de pressão de saturação e temperatura do ponto de orvalho), além da temperatura efetiva (TE) e o índice de desconforto térmico (ID). Os principais resultados indicaram que, o crescimento da expansão urbana da cidade de Patos foi maior que o populacional. As médias horárias da temperatura máxima maior que 31,0 oC e menores ou iguais a 20,0 °C perduram por treze e nove horas diárias, respectivamente. As relações entre as tar e Ur foram inversas e bem definidas. No período noturno, as médias horárias da umidade relativa maiores que 60,0 % ocorreram em mais de 80,0 % dos dias, mas no diurno foi cerca de 15,0 %. A frequência de ocorrência de criticidade ideal da umidade relativa ocorreu em cerca de 40,0 % dos dias. As médias horárias da temperatura do ar são maiores na primavera e no verão, enquanto, os teores de umidade relativa são maiores no outono. O desconforto térmico extremo ocorre nos horários de picos da TE, com calor de moderado à agradável, mas levemente quente. O índice de desconforto térmico é crescente entre 06:00 e 14:00 h, descrente de 15:00 às 05:00 h e confortável entre 02:00 e 05:00 h. Há necessidade de incluir outros métodos de TE e ID, para fins de planejamento urbano da cidade.
Descrição: Cordeiro, T. M. P. S. Principais indicadores higrotérmicos do ar atmosférico da cidade de Patos, PB. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29303
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de depósito.pdfPDF - THAYNARA MARIA PEREIRA DA SILVA CORDEIRO137.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC -Thaynara Maria.pdf.pdfTermo de Depósito1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.